Expansão do Transporte de Vizinhança no Distrito Federal

O transporte público é fundamental para a mobilidade urbana no Distrito Federal. Com essa premissa, o Governo do Distrito Federal (GDF), através da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), tem promovido a ampliação do transporte de vizinhança conhecido como Zebrinha. Este serviço, que facilita a circulação interna entre bairros, assim como a conexão com centros comerciais, rodoviárias e estações de metrô, estava inicialmente restrito ao Plano Piloto, mas agora atende 17 regiões administrativas, transportando aproximadamente 20,7 mil passageiros diariamente.

A Semob-DF avalia que a expansão do Zebrinha tem mostrado resultados positivos e estuda a possibilidade de novas áreas para receber esse serviço. Em Águas Claras, a primeira localidade fora do centro de Brasília a contar com o Zebrinha, houve um aumento significativo no número de viagens e uma expectativa de crescimento contínuo. Segundo Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade, a implementação de novas rotas leva em consideração dois critérios principais: o interesse de deslocamento da população e a demanda necessária para justificar o investimento público. A tarifa, fixada em R$ 2,70, é subsidiada pelo GDF, garantindo a Brasília uma das tarifas médias mais acessíveis do país.

Crescimento na Demanda e Expectativas Futuras

Segundo a Semob-DF, a procura pelos miniônibus Zebrinha aumentou em 26% nos últimos meses, um reflexo claro da recuperação do transporte público após os impactos da pandemia. Em 2019, o sistema registrou 359 milhões de viagens, número que caiu durante a crise sanitária, mas que já alcançou 362 milhões em 2024, com projeções de quase 390 milhões de viagens em 2025. Este crescimento é atribuído à renovação da frota, considerada a mais atual do Brasil, à manutenção dos preços das tarifas e ao crescimento da confiança dos usuários no sistema.

Atualmente, o Zebrinha opera com 68 veículos, e mais expansões estão planejadas para o primeiro semestre do próximo ano. Como se trata de ônibus menores, eles precisam ser adquiridos especificamente para esse serviço. O sistema de mobilidade funciona como uma integração entre ônibus e metrô, onde o usuário paga R$ 2,70 na primeira viagem e complementa até R$ 5,50 caso realize segundas ou terceiras viagens na mesma direção. Para deslocamentos apenas dentro dos bairros atendidos, é cobrada somente a tarifa padrão.

Impacto na Vida dos Passageiros

Em operação há quase dois anos, a linha 0.008 de Águas Claras tem sido uma das primeiras a operar fora das áreas centrais, como o Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Noroeste. Segundo a Semob-DF, essa linha transporta cerca de mil passageiros diariamente, atendendo, principalmente, moradores de regiões mais distantes das estações de metrô, além de estudantes de instituições de ensino na área. O motorista Roberto Lopes, que dirige na linha há aproximadamente seis meses, relata um aumento significativo na demanda, especialmente durante os horários de pico, por volta das 7h.

Carla Tavares, uma cuidadora de crianças residente no Gama e que trabalha em Águas Claras, compartilhou como o Zebrinha modificou sua rotina. Antes, ela enfrentava longas caminhadas após descer do ônibus, mas agora, com o novo serviço, o deslocamento é muito mais ágil e confortável. “Eu caminhava cerca de 40 minutos para chegar ao trabalho. Agora é muito melhor e menos cansativo”, revelou.

A estagiária Sara Gualberto, de 24 anos, também elogiou a praticidade do Zebrinha. Usuária diária do metrô, ela começou a utilizar o serviço para chegar à estação. “Antes eu ia a pé, o que era cansativo. Agora é muito mais rápido. Às vezes saio de casa e o ônibus já está passando”, comentou.

Horários e Rotas do Zebrinha

O trajeto do Zebrinha em Águas Claras compreende a administração regional, Arniqueira, Concessionária, Taguatinga Shopping e a Universidade Católica de Brasília, levando cerca de uma hora e meia. Os ônibus operam diariamente das 6h às 23h, com intervalos regulares de 30 minutos, incluindo os horários de maior movimento.

Além da ampliação do transporte de vizinhança, o GDF também destaca a importância do programa Vai de Graça, uma das principais políticas de mobilidade do governo. Essa iniciativa proporciona transporte gratuito aos domingos e feriados, contabilizando mais de 20,4 milhões de viagens desde a sua implementação. Antes dessa ação, o sistema registrava cerca de 270 mil acessos nos domingos; atualmente, esse número é próximo de 500 mil, representando um aumento de 70%. Com isso, o Distrito Federal se consolidou como o maior programa de gratuidade dominical do país, superando municípios que oferecem tarifa zero integral, como Caucaia, no Ceará.

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