Transporte Público Coletivo na Virada do Ano

No Distrito Federal, as celebrações de fim de ano contam com um forte aliado: o transporte público coletivo. Para facilitar o deslocamento da população durante as festividades de Réveillon, ônibus e metrô terão horários estendidos e o programa ‘Vai de Graça’ oferecerá passagens gratuitas. As mudanças nos horários e a gratuidade estarão em vigor na terça-feira (30), quarta-feira (31) e quinta-feira (1º de janeiro), permitindo que todos possam participar das comemorações com segurança, especialmente na Esplanada dos Ministérios e na Prainha.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o transporte público facilitará o acesso aos eventos públicos planejados para a virada do ano. “Neste momento de confraternização e alegria, o transporte público é uma forma de garantir que cada cidadão possa celebrar a virada do ano com tranquilidade e segurança, sabendo que terá um meio de se deslocar para a grande festa que o GDF organizou”, comentou o secretário.

Como Funciona o Programa ‘Vai de Graça’

O programa ‘Vai de Graça’ será um facilitador para os brasilienses neste período festivo. Os usuários devem ficar atentos aos horários em que a gratuidade estará disponível. Na terça e na quarta-feira, as passagens serão gratuitas a partir das 18h, com catraca livre até as 23h. A cobrança será retomada das 23h01 às 23h59. A partir da meia-noite de quinta-feira, a gratuidade se estende por todo o dia até as 23h59.

No dia seguinte, na sexta-feira (2 de janeiro), as passagens voltarão a ser cobradas a partir da meia-noite, com gratuidade apenas entre 18h e 23h, especialmente para o evento ‘Nosso Natal’, na Esplanada.

Programação Especial de Ônibus

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) preparou uma programação específica de ônibus para atender à grande demanda durante os eventos ‘Celebra DF’ e o Réveillon da Prainha. Com uma expectativa de cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, a Semob está reforçando as viagens de ônibus para garantir que todos possam participar das festividades sem dificuldades. Haverá celebrações na Catedral de Brasília e shows na Esplanada, prometendo uma virada de ano repleta de diversão.

Na véspera do Ano-Novo, as operadoras de ônibus vão seguir a tabela horária de dia útil e intensificar a operação para atender à população, especialmente durante a dispersão do público após os eventos, para que todos possam retornar para casa com segurança. No feriado de 1º de janeiro, a operação será realizada com a tabela horária de domingo.

O Réveillon da Prainha também contará com medidas especiais. Com a previsão de reunir 2 mil pessoas nesta terça-feira e 6 mil na virada de quarta-feira, será ativada a linha especial 103.1, ligando a Rodoviária do Plano Piloto ao Pontão do Lago Sul. A operação dessa linha terá início às 14h, com viagens a cada hora.

Durante o período das 18h de terça até às 2h de quarta, a frequência dos ônibus será aumentada para uma viagem a cada 30 minutos, com o mesmo se aplicando entre as 18h de quarta e as 4h de quinta.

Funcionamento do Metrô

Para quem opta pelo metrô, na quarta-feira, os trens do Metrô-DF funcionarão das 5h30 até as 2h30 da madrugada de quinta-feira. Até às 23h30, haverá embarque e desembarque em todas as estações. Após esse horário, somente será permitido o embarque na Estação Central, com desembarque nas demais estações, visando facilitar a dispersão do público.

Na quinta-feira, o metrô operará das 17h até 2h30 da madrugada de sexta. Assim como no dia anterior, o embarque a partir das 23h30 será realizado somente pela Estação Central, com desembarque em todas as estações.

Essas medidas visam proporcionar um transporte mais seguro e acessível para todos que desejam celebrar a chegada do Ano-Novo no Distrito Federal.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version