Esquema Especial de Trânsito e Segurança no DF
O Distrito Federal se prepara para um fim de semana especial, com um esquema de segurança e trânsito que será intensificado devido à realização da 53ª Corrida de Reis, no sábado (31), e da Supercopa do Brasil, que contará com o confronto entre Flamengo e Corinthians, no domingo (1º), na icônica Arena BRB Mané Garrincha. Eventos desse porte exigem medidas especiais para garantir a segurança dos cidadãos e a fluidez do tráfego.
No sábado, a Corrida de Reis começará a impactar o trânsito a partir das 13h, com interdições no Eixo Monumental. O fechamento da via N1 ocorrerá no trecho que vai do acesso à L2 Norte até a Catedral Rainha da Paz, obrigando os motoristas a utilizarem desvios para a L2 Norte. Aqueles que trafegam pela L2 Norte, em direção ao Eixo Monumental, serão redirecionados para o Buraco do Tatuí. Além disso, o acesso à via N1 pela W3 Norte estará bloqueado, com desvios também para a W3 Sul.
Às 16h30, a interdição da via S1 terá início, abrangendo o trecho entre a Catedral Rainha da Paz e o Eixo Cultural Ibero-Americano. O tráfego será desviando para a 4ª Avenida do Sudoeste, e os acessos à S1 por meio da Epig e do Sudoeste estarão fechados. Os veículos que circulam na região do SIG e do estacionamento do MPDFT receberão orientações para seguir em direção ao Parque da Cidade.
Operação de Segurança Durante a Supercopa
O domingo será marcado pela Supercopa do Brasil e, para isso, a Secretaria de Segurança Pública do DF já está organizando uma operação robusta. Aproximadamente 600 câmeras do Centro de Comando e Controle da Arena estarão interligadas ao sistema de videomonitoramento urbano, permitindo que as imagens sejam monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Nos arredores do estádio, uma estrutura de segurança será montada, e qualquer ocorrência relevante será encaminhada à 5ª Delegacia de Polícia.
Para garantir a integridade de todos, o Corpo de Bombeiros estará de prontidão, com ações voltadas à prevenção de incêndios e situações de pânico. A segurança interna ficará a cargo de empresas particulares, que também serão responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar. Além disso, haverá revistas pessoais, e a entrada de itens como fogos de artifício, sinalizadores, garrafas de vidro, capacetes, objetos cortantes e drones não autorizados será restrita.
O Detran-DF realizará intervenções nas áreas próximas ao Mané Garrincha. Na via N1, na altura do Planetário, será criado um ponto específico para a travessia de pedestres. Durante a dispersão do público após o jogo, três faixas na via N1, próximo ao estacionamento leste do estádio, serão liberadas para facilitar o tráfego em direção à via N2, melhorando assim a saída dos veículos.
É importante ressaltar que a rotatória da 5ª Delegacia de Polícia e a rotatória de acesso ao autódromo estarão fechadas durante os eventos. O fluxo na via Contorno do Mané Garrincha será modificado para sentido único, especialmente na Curva do Chinelo e no trecho do Cine Drive-in. Semáforos em locais estratégicos, como na SRPN com a via N1 e na saída do estacionamento do Buriti, funcionarão em modo intermitente, garantindo melhor controle do trânsito.
