Desafios na educação Municipal
Professores da rede municipal de Mairinque levantam preocupações sobre a qualidade do ensino em meio a uma série de problemas administrativos. De acordo com os educadores, a gestão atual tem colocado a visibilidade política acima das necessidades pedagógicas, resultando em desgaste e desvalorização da categoria.
O ano letivo que deveria ter se iniciado na primeira semana de fevereiro, acabou atrasado em quase duas semanas, começando apenas em 14 de fevereiro. A situação se complicou ainda mais com o atraso na entrega dos materiais escolares, crucial para o aprendizado dos alunos. Para tentar recuperar o tempo perdido, a Secretaria de educação decidiu exigir que os professores trabalhassem aos sábados, mesmo na ausência dos alunos, e sem pagamento por horas extras.
“É uma medida burocrática que não traz benefício para o aprendizado, pois não há interação com os estudantes”, declara um educador que pediu para não ser identificado. “Apenas estamos sendo sobrecarregados para resolver um problema gerado pela própria Prefeitura.”
Cobrança de Projetos Extracurriculares
A pressão por projetos extracurriculares, como o que celebra o aniversário da cidade, tem adicionado ainda mais ao estresse dos professores. Embora reconheçam a importância dessas atividades, os educadores afirmam que elas estão desviando o foco do currículo, sem o suporte financeiro ou materiais adequados por parte da prefeitura. “Parece que a gestão está mais preocupada em produzir fotos e vídeos para redes sociais do que em realmente melhorar a qualidade do ensino”, lamenta um dos professores.
A carga horária já é considerada elevada, com muitos educadores atuando em duas instituições de ensino, e a obrigação de trabalhar aos sábados acaba por eliminar o descanso merecido durante o fim de semana. Essa sobrecarga tem gerado desmotivação, estresse e um sentimento de desrespeito entre os professores.
Impacto no Calendário Escolar
Como se não bastassem os desafios diários, um erro no planejamento inicial do ano letivo resultou na extensão das aulas até 23 de dezembro, coincidindo com o período de festas e descanso. Essa situação tem gerado ainda mais desconforto entre os educadores, que esperam por uma reavaliação das prioridades da gestão municipal.
Os professores de Mairinque anseiam por uma gestão mais comprometida com a valorização dos profissionais e com a seriedade que a educação demanda. “É essencial que a educação seja tratada com a atenção necessária, focando no aprendizado real dos alunos, ao invés de ações meramente promocionais”, conclui um dos educadores. Com isso, espera-se que a administração escute as demandas da categoria e promova mudanças significativas.