Postura Firme do Brasil em Relação aos EUA

Em meio a crescentes tensões nas relações entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração contundente nesta sexta-feira, 11 de julho. Durante um evento no Espírito Santo, ele afirmou que o Brasil “não baixará a cabeça” diante de “discursos e bravatas” vindos do presidente americano Donald Trump. Lula, que se posiciona fortemente contra as medidas tomadas pelo governo dos EUA, criticou duramente as tarifas impostas por Trump, que afetam diretamente a exportação de produtos brasileiros.

De acordo com Lula, a recente imposição de sanções pelos Estados Unidos foi uma maniobra articulada a pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com a colaboração do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O presidente brasileiro acredita que a intenção por trás dessas tarifas é proteger Bolsonaro, que está enfrentando um processo criminal relacionado a uma tentativa de golpe de Estado. “Qual é a razão que ele [Trump] aponta taxação? Primeiro, com base numa mentira, porque os Estados Unidos não são deficitários com o Brasil. E, segundo, qual a lógica dele? Ele quer que o Bolsonaro não seja processado?”, indagou o presidente em seu discurso.

Ameaças e tarifas Comerciais

Trump tem sido uma figura controversa no cenário internacional, ameaçando países com imposições tarifárias desde o início de seu mandato. Sua atenção se voltou especialmente para o grupo Brics e, mais especificamente, para o Brasil. O presidente americano chegou a ameaçar a aplicação de tarifas de até 100% em exportações de países que não se alinhem aos interesses comerciais dos Estados Unidos.

Recentemente, Trump implementou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, afirmando que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA, uma alegação que Lula contestou veementemente. “Isso não é verdade. O comércio entre Brasil e Estados Unidos não apresenta déficit para eles”, enfatizou o presidente, refutando as afirmações do seu homólogo americano.

Medidas Contra Tarifa e Apoio do Povo Brasileiro

Lula também declarou que seu governo tomará todas as medidas possíveis para contestar a taxa imposta por Trump. Caso as tarifas não sejam revistas, o Brasil está preparado para aplicar a Lei da Reciprocidade, que permite medidas similares em resposta a ações de outros países. O presidente brasileiro encerrou seu discurso com uma reafirmação de que o Brasil não se submeterá a pressões externas.

“Esse país não baixará a cabeça para ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata. Acredito que o povo brasileiro, em sua maioria, está ao nosso lado e não aceitará provocações dessa natureza”, destacou Lula, demonstrando confiança na resiliência do povo brasileiro.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version