Uma Nova Abordagem do Nacionalismo

Nas últimas semanas, o governo federal tem intensificado a presença das cores verde e amarela nas redes sociais, simbolizando a soberania nacional. Um dos pontos altos dessa campanha é um vídeo animado que traz à tona a camisa amarela, associada à seleção brasileira, que nos últimos anos se transformou em um símbolo político da direita no Brasil. Com isso, o governo pretende revitalizar a vestimenta como um emblema do nacionalismo.

No vídeo, a camisa se anima e faz uma declaração: “Ai, nem acredito que eu tô livre daquela gaveta. Uau! Voltei, Brasil! Que saudade, meu povo! Que ano é hoje? Já é Copa?”. Essa mensagem busca estabelecer uma conexão entre a vestimenta e a cultura nacional, enquanto ressuscita um símbolo que muitos consideravam esquecido.

A animação também se recorda de que o Brasil será o anfitrião da Conferência das Partes (COP30) em novembro, além de convocar o público para as celebrações do Dia da Independência, em 7 de setembro. “Não tem jogo, mas tem Brasil em campo! E eu já sou a roupa de ir, né? Vou desfilar! Oba! Vou desfilar! Oba! Todo dia é dia de exaltar o Brasilzão e defender a nossa soberania! Passa essa mensagem pros amigos, hein? Passa pra família, passa pros vizinhos e passa um perfuminho também, amigão, que o cheiro de guardado tá demais!” É assim que a animação conclui, fazendo um apelo para um resgate do patriotismo.

Esse vídeo foi lançado em um momento em que as ruas se preparam para as manifestações do Dia da Independência, onde esquerda e direita competirão por atenção. As lideranças da esquerda planejam protestos com foco na soberania, destacando a resistência institucional às sanções impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.

Por outro lado, a direita aproveitará a data para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em um plano golpista em 2022, que visava a sua permanência no poder.

Reforçando a Soberania Nacional

Além do vídeo, o governo também está ativo no Instagram, com postagens que mostram cidadãos vestidos em verde e amarelo, ressaltando a importância da soberania do Brasil. Em uma das mensagens, é dito: “Falar da Independência do Brasil é lembrar que o nosso país é soberano”. Essas publicações não hesitam em mencionar programas e instituições que refletem essa soberania, como o Pix, o Sistema Único de Saúde (SUS) e iniciativas sociais que contribuíram para tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

Esse esforço de comunicação do governo parece ser uma tentativa clara de reapropriar um símbolo que foi politizado nos últimos anos. Ao fazer isso, busca-se não apenas reavivar o orgulho nacional, mas também preparar o terreno para um 7 de setembro que será, sem dúvida, marcado por intensos debates políticos entre diferentes ideologias.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version