Curiosidades da 2ª Fase do Brasileirão Série D
No próximo fim de semana, o Metrópoles estará ao vivo no YouTube, transmitindo todos os 16 jogos da 2ª fase do Campeonato Brasileiro Will Bank Série D. Essa fase emocionante promete trazer grandes emoções aos torcedores.
Os jogos começam no sábado, dia 2 de agosto, com um confronto importante entre Goiatuba-GO e São José-RS às 15h30. No mesmo dia, outras partidas notáveis incluem Maranhão-MA enfrentando Tuna Luso-PA e Maricá-RJ jogando contra Aparecidense-GO, ambas marcadas para as 16h. A rodada de sábado ainda contará com FC Cascavel-PR contra Barra-SC às 16h, Ferroviário-CE contra ASA-AL às 17h, e fechando a noite, Mixto-MT enfrentando Portuguesa-SP às 18h, além de Luverdense-MT encarando Rio Branco-ES às 19h.
No domingo, dia 3, a competição continua com Central-PE e Lagarto-SE também às 16h, seguidos por Joinville-SC contra Cianorte-PR, Juazeirense-BA enfrentando América de Natal-RN, e Sergipe-SE medindo forças contra Santa Cruz-PE, todos na mesma faixa horária. Às 17h, será a vez de Manaus-AM enfrentar Imperatriz-MA, e Independência-AC duelando com Altos-PI às 19h. Por fim, no fechamento da rodada, Marcílio Dias-SC enfrentará Inter de Limeira-SP, também às 19h.
Na segunda-feira, dia 4, Sampaio Corrêa-MA enfrentará Manauara-AM às 16h.
Fatos Interessantes sobre a Fase de Grupos da Série D
Após a conclusão da fase de grupos, 32 equipes agora se preparam para o mata-mata em busca das quatro vagas disponíveis para a Série C de 2025. Ao longo dos 14 jogos realizados, surgiram algumas curiosidades fascinantes que merecem destaque.
Primeiramente, Tuna Luso-PA e Portuguesa-SP despontaram como as únicas equipes com 100% de aproveitamento em casa, vencendo todos os sete jogos que disputaram em seus domínios. Isso garantiu tanto a liderança do grupo A1 para a Tuna quanto do grupo A6 para a Portuguesa. Curiosamente, apesar de suas vitórias, a Portuguesa terminou a fase com a quarta melhor campanha, somando 30 pontos, enquanto a Tuna ficou em sexto, com 27.
Outro destaque é o Maricá-RJ, que, em sua estreia na Série D, conseguiu uma surpreendente classificação para a segunda fase. O time, que ficou em quarto lugar no grupo A6, se destaca como representante do estado do Rio de Janeiro nas eliminatórias. Sua única experiência anterior em competições nacionais foi na Copa do Brasil de 2022, onde foram eliminados pelo Guarani-SP.
O estado do Maranhão também brilhou nesta fase da competição, sendo a primeira vez desde a reformulação da Série D em 2020 que três clubes do estado — Imperatriz-MA, Sampaio Corrêa-MA e Maranhão-MA — conseguiram chegar à segunda fase. Esse feito não ocorria desde 2018, quando apenas quatro clubes formavam os grupos na competição.
Por fim, o Central-PE se destacou como o único time a se classificar com uma campanha invicta fora de casa, acumulando três vitórias e quatro empates, além de ter a melhor defesa, sofrendo apenas um gol em sete partidas.
Metrópoles e a Série D
A transmissão do Brasileirão Série D será realizada pelo Grupo Metrópoles, que adquiriu os direitos da competição em um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os torcedores poderão acompanhar todos os jogos através do YouTube do portal Metrópoles. Além das transmissões, o público também terá acesso a atualizações diárias sobre os confrontos em nosso portal.