Desdobramentos na CCJ da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados dá início nesta quarta-feira, 10, às audiências que visam discutir a possível Cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentara encontra-se atualmente detida na Itália. Neste dia, os deputados irão ouvir os depoimentos de diversas testemunhas, sendo o primeiro deles o hacker Walter Delgatti.

Delgatti, que também está sob custódia, participará da audiência por meio de videoconferência, marcada para às 10h. O advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, confirmou que a deputada estará presente na audiência virtualmente, onde terá a oportunidade de fazer perguntas para “evidenciar contradições e inconsistências” nas declarações do hacker, a quem o advogado se referiu como um “mentiroso contumaz”.

Vale destacar que tanto Zambelli quanto Delgatti foram condenados em um processo relacionado à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A deputada é acusada de ser a mandante do crime, enquanto Delgatti teria atuado como executor. Na decisão que resultou na prisão dos envolvidos, o Supremo Tribunal Federal também solicitou a perda do mandato da parlamentar, um aspecto que agora precisa ser avaliado e aprovado pela Câmara.

Mais Testemunhas e Desdobramentos

Ainda nesta quarta-feira, às 14h, será a vez de Michel Spiero, assistente técnico da defesa na ação penal, prestar seu depoimento. Outros nomes que foram convocados como testemunhas pela defesa de Zambelli incluem Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.

O desenrolar de tais audiências pode ter repercussões significativas no cenário político, envolvendo questões de ética e legalidade que vão além do caso individual de Zambelli. Para muitos, a situação reflete um momento crítico em que a justiça e a política caminham lado a lado, exigindo cautela e responsabilidade nas ações dos representantes eleitos.

Com a palavra, um especialista em direito político que preferiu não se identificar comentou: “É fundamental que a CCJ atue com rigor e transparência. Os desdobramentos deste caso poderão influenciar não só o futuro da deputada, mas a confiança da população nas instituições”. Assim como em outros casos de grande repercussão, a sociedade observa atentamente o que se desenrolará nas próximas horas.

O compromisso com um jornalismo de qualidade e que busca a verdade é vital neste contexto. Neste sentido, a CartaCapital reafirma sua missão de informar com precisão e ética, destacando a importância de um debate público saudável e fundamentado.

Por fim, convidamos nosso público a apoiar nosso trabalho. O compromisso da CartaCapital em trazer à tona as verdades incómodas e promover uma democracia justa permanece firme. Junte-se a nós, assine a edição semanal ou contribua com o que puder, pois cada apoio é fundamental para a continuidade deste trabalho essencial.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version