Desempenho da Vacinação é Preocupante
Apesar de extensas campanhas de vacinação, o Distrito Federal ainda apresenta números alarmantes em relação à imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. Até o momento, apenas 41,9% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina Qdenga, enquanto somente 16% completaram o esquema vacinal com as duas doses, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde.
A meta estipulada é de vacinar 90% dessa faixa etária, mas, surpreendentemente, o DF não conseguiu atingir esse patamar em nenhuma das idades. Para se ter uma ideia, a vacina foi aprovada pela Anvisa para indivíduos de 4 a 60 anos, mas a vacinação gratuita no DF é voltada exclusivamente para jovens de 10 a 14 anos; as demais faixas etárias precisam recorrer à rede privada.
Vacina Qdenga e sua Importância
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Juliane Malta, destacou que, embora os casos de dengue tenham diminuído, o risco de uma nova epidemia ainda é presente. “A vacina oferece proteção não apenas no curto prazo, mas também por muitos anos após a imunização, sendo uma estratégia eficaz e segura”, afirmou Malta, enfatizando a importância de manter a vacinação em dia.
Atualmente, há 24.178 doses da vacina contra a dengue disponíveis nos depósitos, além de 6 mil já distribuídas para as redes de frio regionais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Secretaria recomenda que a população leve documentos de identificação e a caderneta de vacinação ao comparecer a uma das salas de vacina. Não é necessário agendar o atendimento.
Como Funciona a Vacinação?
A aplicação da vacina é feita em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. Para aqueles que ainda não se vacinaram, é fundamental aproveitar essa oportunidade e garantir a proteção contra a dengue.
Os interessados podem consultar os locais de vacinação através do site da Secretaria de Saúde, onde informações detalhadas sobre os pontos disponíveis estão disponíveis. O momento é crucial para que mais jovens possam se proteger e atingir a meta necessária para garantir a saúde da comunidade.

