Desespero em Meio ao Fogo

O paisagista João Vaz de Melo, de 56 anos, foi uma das últimas pessoas a avistar Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos de 65 anos, ainda vivos. Tragicamente, os dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faleceram ao tentar combater um incêndio em vegetação na terça-feira, dia 29 de julho.

A queimada ocorreu nas proximidades do Residencial Tororó, situado entre São Sebastião e Santa Maria, em frente à Reserva Ecológica do IBGE. De acordo com informações, os brigadistas não estavam equipados com os adequados equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a operação.

João, morador da região, foi o responsável por localizar os corpos carbonizados das vítimas. Ele relatou que os brigadistas desconsideraram os avisos da comunidade e adentraram na área incendiada, acompanhados por um caminhão-pipa, em uma tentativa de controlar as chamas. “Eles entraram após as chamas terem passado. O motorista do caminhão conseguiu fugir rapidamente, mas os dois ficaram segurando uma mangueira, tentando apagar o incêndio. E o fogo os cercou”, explicou João, comovido.

Após o avanço das chamas, a testemunha tentou localizar Manoel José e Valmir, mas já era tarde demais. “O motorista do caminhão veio até mim posteriormente e inquiriu se eu havia visto seus amigos. Começamos a procurar e eu os encontrei. Estavam completamente carbonizados. Não havia mais o que fazer”, lamentou João.

Os corpos foram encontrados a cerca de um quilômetro de distância um do outro, próximos à nascente que origina a Cachoeira do Tororó.

Assista à entrevista de João:

Famílias em Luto

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi responsável pelo resgate dos corpos dos brigadistas que atuavam no combate às chamas perto da reserva ecológica do IBGE e conseguiu controlar o incêndio devastador na região. “Durante as operações de combate ao incêndio, as equipes foram acionadas às 15h37 para auxiliar na busca de dois trabalhadores do IBGE que também estavam ajudando em outro ponto”, informou o CBMDF em nota.

Familiares das vítimas chegaram ao local da tragédia no início da noite, visivelmente em estado de choque. O IBGE também emitiu um comunicado confirmando que os brigadistas faleceram enquanto tentavam combater um incêndio na área externa, que poderia se propagar para a reserva do instituto.

Veja imagens do momento:

Investigação e Homenagens

Após a atuação dos bombeiros e a recuperação dos corpos, a área foi isolada, e as polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) foram acionadas. A 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) deu início a um inquérito para investigar as circunstâncias do incidente.

Manoel José e Valmir eram técnicos em planejamento e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas. Em respeito à memória dos servidores, o IBGE decretou luto de três dias.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version