Apoio Necessário para os Parlamentares

A tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, expressou seu apoio aos 12 deputados federais do partido que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Durante um encontro com membros do partido em Minas Gerais, ela afirmou que esses parlamentares merecem a solidariedade dos correligionários. Gleide destacou que existia uma orientação partidária para essa votação, sinalizando a união interna em torno da decisão.

A PEC da Blindagem determina que a investigação ou prisão de parlamentares, ao menos que se trate de delitos inafiançáveis ou em flagrante, deve ser autorizada pelos colegas no prazo de 90 dias. O texto foi aprovado pelo Congresso na última terça-feira (16/9).

“Neste momento, estes 12 deputados [do PT que apoiaram a PEC], sendo três deles mineiros, precisam da nossa solidariedade”, enfatizou Gleide. Ela observou que a decisão de votarem a favor da proposta foi tomada em conformidade com a orientação do partido. “Os 12 que votaram seguiram uma orientação, mas, ao perceberem a repercussão negativa nas redes sociais, alguns mudaram suas opiniões”, afirmou.

Além disso, Gleide Andrade criticou a aprovação do regime de urgência que permitiu a tramitação do Projeto de Lei da anistia. “Agora, onde passa um boi, passa uma boiada. Não venham com essa história de anistia leve ou redução de penas. Eles farão o que quiserem e, adivinhem? Eles pretendem isentar todos que agiram contra o Estado Democrático de Direito”, desabafou.

Repercussões nas Redes Sociais

A aprovação da PEC da Blindagem gerou uma onda de críticas nas redes sociais, levando deputados do PT e de outras legendas a emitirem pedidos de desculpas por seus votos favoráveis. Um exemplo notável é o do deputado federal Merlong Solano (PT-PI), que se manifestou através das redes sociais.

Solano pediu desculpas ao povo do Piauí e à sua base no PT, afirmando: “Meu objetivo era ajudar a impedir o avanço da anistia e promover a votação de pautas que realmente importam para a população brasileira, como a isenção do Imposto de Renda, a MP do Gás do Povo e a taxação das casas de apostas e dos super-ricos, além do Plano Nacional de Educação”.

Um levantamento realizado pela Genial Quaest, divulgado no último sábado (20/9), mostrou que a PEC da Blindagem teve uma recepção amplamente negativa nas plataformas digitais. De acordo com a pesquisa, impressionantes 83% das menções feitas pelos usuários reprovam a iniciativa dos parlamentares.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version