Impacto da tarifa na Economia Brasileira

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil é vista pelo governo brasileiro como uma medida que gerará um impacto “pouco significativo” no PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2025. Segundo as projeções do Ministério da Fazenda, a economia brasileira deve crescer cerca de 2,5% neste ano. Essas informações estão detalhadas no Boletim Macrofiscal, que foi publicado nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Política Econômica (SPE).

O boletim aponta que as exportações representam aproximadamente 18% do PIB nacional, sendo que cerca de 12% desse total é destinado aos EUA. Os produtos básicos, como óleos brutos de petróleo, ferro, aço, celulose, café, suco de laranja e carne bovina, constituem a maior parte das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Esses itens têm uma maior flexibilidade para serem redirecionados a outros mercados em comparação aos produtos manufaturados.

Entretanto, a balança comercial entre Brasil e EUA também inclui exportações de itens manufaturados, como aeronaves e máquinas utilizadas no setor energético. O boletim destaca que, “considerando este cenário, o impacto das tarifas deve ser limitado para o crescimento em 2025, embora alguns ramos da indústria de transformação possam ser mais vulneráveis ao novo cenário tarifário”.

Vale ressaltar que as previsões divulgadas nesta sexta-feira não levam em conta os potenciais efeitos da mudança na tarifa de importação dos EUA, que subiu de 10% para 50%. O relatório aponta que a comunicação oficial sobre a elevação da tarifa se justifica por motivos políticos, gerando incertezas significativas no comércio internacional. “O efeito dessa medida deverá se concentrar em setores específicos, impactando pouco as expectativas de crescimento para 2025”, afirma o documento.

Uma correspondência endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo presidente norte-americano, Donald Trump, menciona uma suposta “caça às bruxas”, em apoio a Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente brasileiro enfrenta uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga uma alegada trama golpista, surgida após as eleições de 2022, e é acusado de cinco crimes.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version