Novos Veterinários Fortalecem Vigilância em Saúde no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) agora conta com um reforço significativo em sua equipe de saúde pública: novos médicos veterinários aprovados no recente concurso da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (PPGG-DF), realizado em 2023. Esses profissionais já estão atuando na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, um passo importante para intensificar as ações de vigilância em saúde e aumentar a capacidade de resposta dos serviços diante dos riscos associados à interação entre animais, humanos e o meio ambiente.

Segundo Camila Cibeli Soares, gerente de Zoonoses, “a chegada dos novos veterinários representa um avanço importante para a área, pois permite ampliar o monitoramento, a análise de dados e o planejamento das ações de prevenção e controle de doenças transmitidas por animais. Isso garante mais segurança à população”.

Atribuições dos Novos Profissionais

No cotidiano da unidade, os médicos veterinários desempenham papéis estratégicos na coordenação de programas de vigilância, na análise de indicadores epidemiológicos e no mapeamento de áreas com maior incidência de doenças, como a raiva e a febre amarela. A partir da leitura técnica dos dados coletados pela população e pelas equipes de campo, é possível direcionar ações, investigar ocorrências e identificar eventuais relações com zoonoses ou outros agravos, tornando a vigilância mais eficaz e precisa.

Dentre os novos nomeados está a médica veterinária Natália Gomes, que já começou suas atividades. “Estou aqui há um mês. Dedicamo-nos à vigilância e ao controle da leishmaniose visceral canina, uma enfermidade de grande relevância para a saúde pública e que tem o cão como principal reservatório do parasita. Para isso, realizamos o controle e o monitoramento por meio de exames laboratoriais, diagnóstico e acompanhamento dos animais”, detalha.

A integração dos novos servidores também tem sido marcada pelo aprendizado, conforme destaca o médico veterinário Alysson Santana, que acaba de chegar à pasta. “No início, há um certo receio, já que existem vários programas sobre zoonoses que precisamos gerenciar, mas com o tempo, a prática, o estudo e as parcerias nos permitem aprimorar nossas habilidades, sentindo-nos mais confortáveis para auxiliar a população humana e animal a enfrentar esses problemas de saúde pública”, afirma.

Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses

Localizada no Setor Noroeste, nas proximidades do Hospital da Criança, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz) integra a Diretoria de Vigilância Ambiental (DIVAL) da SES-DF e é responsável pela gestão de cães, gatos e outros animais que possam ter implicações para a saúde pública, como nos casos de raiva e leishmaniose. O espaço também oferece vacinação antirrábica para cães e gatos durante todo o ano.

A equipe técnica é composta por cinco médicos veterinários e uma bióloga, todos trabalhando de forma integrada para proteger a saúde da população. O trabalho realizado é fundamental não apenas para a saúde pública, mas também para o bem-estar animal, refletindo o compromisso da SES-DF com a proteção e prevenção de doenças.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version