Novos Veterinários Aumentam Capacidade de Resposta em Saúde Pública

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) celebra a inclusão de novos médicos veterinários, aprovados no concurso da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG-DF) realizado em 2023. Esses profissionais já estão atuando na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, essenciais para fortalecer as ações de vigilância em saúde e ampliar a capacidade de resposta do serviço diante de situações que envolvem a interação entre animais, humanos e o meio ambiente.

“A chegada dos novos veterinários representa um avanço significativo para a área, pois amplia o monitoramento, a análise de dados e o planejamento das ações de prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas por animais. Isso assegura mais segurança à população”, afirma Camila Cibeli Soares, gerente de Zoonoses.

Atribuições dos Veterinários na Vigilância de Saúde

No cotidiano da unidade, os médicos veterinários desempenham um papel estratégico na coordenação de programas de vigilância, análise de indicadores epidemiológicos e no mapeamento de áreas com maior incidência de doenças, como raiva e febre amarela, entre outras. A partir da interpretação técnica dos dados recebidos da população e das equipes de campo, é possível direcionar ações, investigar ocorrências e identificar relações com zoonoses ou outros agravos, tornando a vigilância mais eficiente e precisa.

Entre os nomeados está a médica veterinária Natália Gomes, que iniciou recentemente suas funções. “Estou aqui há um mês e nossa equipe se dedica à vigilância e ao controle da leishmaniose visceral canina, uma enfermidade crítica para a saúde pública, tendo o cão como principal reservatório do parasita. Para isso, realizamos controle e monitoramento por meio de exames laboratoriais, diagnóstico e acompanhamento dos animais”, explica Natália.

Integração e Aprendizado na Equipe de Vigilância

A chegada dos novos veterinários também é marcada pelo processo de aprendizado, como destaca Alysson Santana, um dos recém-chegados à equipe. “Logo no início, havia um certo receio devido à variedade de programas de zoonoses que precisamos controlar. Entretanto, com o tempo, a prática, o estudo e as parcerias nos permitem aprimorar nossas habilidades, fazendo com que nos sintamos mais confortáveis para ajudar tanto a população humana quanto a animal a enfrentar esses problemas de saúde pública”, comenta.

Vigilância Ambiental no Setor Noroeste

Localizada no Setor Noroeste, próximo ao Hospital da Criança, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz) é a unidade da Diretoria de Vigilância Ambiental (DIVAL) da SES-DF responsável pelo manejo de cães, gatos e outros animais que possam representar risco à saúde pública, especialmente em casos de raiva e leishmaniose.

O espaço também oferece, durante todo o ano, a vacinação antirrábica para cães e gatos. A equipe técnica é composta por cinco médicos veterinários e uma bióloga, que atuam de maneira integrada para proteger a saúde da população.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version