Operação da Polícia Militar em São Paulo

No dia 23 de janeiro, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo efetuou a morte de Cleberson Paulo dos Santos, conhecido como “Nego Mimo”. O homem era suspeito de fazer parte do ‘Bonde dos 14’, um grupo intimamente relacionado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e que já teria jurado a morte do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes. O ex-delegado foi executado em Praia Grande, no litoral, na semana anterior.

A polícia recebeu informações de que Cleberson estava foragido da Justiça, depois de escapar do sistema prisional onde cumpria pena por homicídio, o que reforçou a urgência da ação policial. Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, ele era um dos integrantes de maior relevância do grupo criminoso, que é composto pelos 14 membros mais influentes do PCC.

Histórico Criminal e Repercussão

De acordo com Derrite, Cleberson foi apontado como um dos planejadores e executores de um atentado contra Ruy Ferraz Fontes em 2019, quando este estava à frente da Polícia Civil paulista. Fontes se tornou uma figura proeminente no combate ao PCC, sendo responsável por indiciar líderes da facção, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o famoso ‘Marcola’.

O secretário declarou: “Esse criminoso fazia parte dos 14 mais importantes integrantes do PCC que estavam nas ruas e, em 2019, depois de um relatório da própria Polícia Civil, foi apontado como responsável por planejar e executar um atentado contra o então delegado-geral”.

Cleberson não tinha um histórico criminal simples; ele já enfrentou diversas condenações por homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menores e uso de documentos falsos, entre outros delitos. Recentemente, ele havia conseguido uma saída temporária do sistema prisional, mas não retornou.

Confronto Fatal na Zona Leste de SP

A morte de Cleberson ocorreu após um confronto com a polícia na Avenida Luíza Rosa Paz Landim, na Vila Curuçá, localizada na zona leste de São Paulo. A PM foi acionada após receber denúncias sobre a presença do criminoso na área. Durante a abordagem, Cleberson teria reagido disparando contra os policiais, que, por sua vez, responderam ao fogo, resultando em um tiro que o atingiu no tórax.

Embora tenha sido socorrido e levado ao Hospital Santa Marcelina, em Itaim Paulista, Cleberson não resistiu aos ferimentos. A polícia apreendeu uma pistola calibre 9 mm com a numeração raspada em poder do suspeito. O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha o caso, que ainda está em andamento.

Investigação em Andamento

A Polícia Civil ainda não confirmou se Cleberson tinha uma relação direta com o assassinato de Ruy Ferraz Fontes, que foi alvo de uma emboscada no dia 15 de janeiro, logo após deixar a Prefeitura de Praia Grande. O veículo em que ele estava foi alvo de disparos de fuzil efetuados por homens encapuzados, cuja identidade permanece desconhecida. Até o momento, três indivíduos foram presos sob suspeita de envolvimento no crime.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version