Evolução Positiva no Pós-Operatório

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma avaliação de rotina no primeiro dia após a cirurgia de catarata no olho esquerdo, realizada na última sexta-feira (30). De acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, os exames oftalmológicos mostraram uma evolução satisfatória, dentro das expectativas para este período de recuperação.

A avaliação aconteceu na clínica Mirar Oftalmologia, localizada em Brasília, onde o presidente foi liberado para retornar às suas funções habituais na próxima segunda-feira (2). Nesse dia, Lula está agendado para participar da sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.

Sobre a Cirurgia de Catarata

A catarata, que geralmente ocorre como resultado do processo natural de envelhecimento, leva à perda da transparência do cristalino, a lente natural dos olhos, tornando-o opaco e esbranquiçado. Durante a cirurgia, o cristalino comprometido é substituído por uma lente artificial, revertendo assim os efeitos da condição.

O presidente já havia se submetido a um procedimento semelhante no olho direito, em 2020. Após a cirurgia, Lula recebeu alta hospitalar no mesmo dia, demonstrando um bom estado de saúde e recuperação.

No final de semana, Lula ficará na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, sob o acompanhamento das equipes médicas lideradas pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. O acompanhamento contínuo é uma medida importante para garantir que o presidente continue sua recuperação sem complicações.

Share.
Exit mobile version