Governadores Envolvidos em Diálogo Internacional
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, representando o partido Republicanos, declarou nesta quinta-feira (7) que o governo federal pode contar com o apoio dos governadores para reforçar o diálogo com os Estados Unidos. Essa afirmação surgiu após uma reunião em Brasília, onde governadores de nove estados, além do Distrito Federal, se encontraram na residência do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para discutir os impactos da tarifa elevada de 50% que foi imposta aos produtos brasileiros.
“É imprescindível que haja um engajamento sólido do governo brasileiro no esforço de restaurar uma relação saudável com os EUA. Essa tarefa vai além de discursos; requer um planejamento atento e ações coordenadas que incluam os estados e os setores que serão impactados. Se necessário, o governo federal pode e deve procurar o apoio dos governadores, da iniciativa privada e do Congresso Nacional”, enfatizou Tarcísio.
A referida tarifa, que passou a vigorar na quarta-feira (6), imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, já começa a gerar efeitos adversos nas exportações brasileiras para o mercado norte-americano. Diante deste cenário, os governadores se mobilizam em busca de alternativas para mitigar as perdas econômicas em seus estados, como no caso do Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite (PSD) anunciou a criação de uma linha de crédito especial destinada a amparar os produtores rurais que estão sendo afetados pela taxação.
Esforços do governo Lula para Reverter a Tarifa
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem trabalhado para reverter a imposição da tarifa desde que foi anunciada no mês passado. O presidente Lula informou que seu vice, o ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), tentou estabelecer contato telefônico com Trump, mas não recebeu resposta. Na mesma quinta-feira, Alckmin se reuniu em Brasília com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, relatando que a conversa foi “positiva” e que as negociações devem continuar.
Na última semana, Trump havia demonstrado uma certa abertura para diálogo, sugerindo que Lula poderia entrar em contato quando quisesse negociar as tarifas. O governo brasileiro está em processo de elaboração de um plano de contingência, que irá incluir medidas emergenciais para proteger os setores mais afetados, com expectativa de um anúncio até terça-feira (12).
Entre as iniciativas previstas no plano de contingência estão:
– Disponibilização de crédito a juros reduzidos pelo BNDES;
– Direcionamento de compras governamentais para setores prejudicados;
– Reativação do Programa Seguro-Emprego;
– Ampliação do Reintegra, que restituí parte dos tributos aos exportadores;
– Revisão das tarifas antidumping aplicadas a importados com preços excessivamente baixos.
Além disso, o vice-presidente Alckmin confirmou que o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a abertura de uma consulta formal junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e que o Brasil já iniciou um processo de contestação contra os EUA.