Avanços na Remoção de Resíduos

Mais de 13 mil toneladas de lixo já foram retiradas do córrego Santa Bárbara, em decorrência do desabamento do aterro em Padre Bernardo, Goiás. Essa quantidade representa cerca de 30% do total de resíduos acumulados após a tragédia. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) confirmou que a operação de limpeza deverá ser concluída dentro do prazo estipulado.

Iniciadas em 21 de julho, as atividades de remoção começaram mais de um mês após o incidente. A responsabilidade pela operação é da empresa Ouro Verde, que atua com base em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado, que estabelece o prazo final para a retirada do lixo: 15 de setembro. Este prazo se torna ainda mais crítico, uma vez que o período chuvoso pode complicar os processos de remoção.

Logística da Operação

A operação é realizada com a ajuda de 13 caminhões que percorrem uma estrada de terra, especialmente construída para facilitar a remoção dos resíduos. O major Sayro Reis, gerente de emergências ambientais da Semad-GO, informou que já foram feitas mais de 1.200 viagens, um número que dobrou em relação às 560 realizadas até 8 de agosto.

Após a coleta, os resíduos são levados para uma nova área dentro do próprio aterro, onde passarão por um processo de secagem. Sayro destacou que esse novo local tem capacidade para armazenar todo o lixo retirado, incluindo os resíduos que ainda estão no antigo talude, que continua a oferecer riscos de desabamento. Com o objetivo de prevenir novas tragédias, os resíduos do talude antigo estão sendo transferidos.

Processo de Compactação e Drenagem

Uma vez no novo talude, os resíduos são compactados com a utilização de retroescavadeiras e tratores, uma etapa crucial para minimizar a produção de gás metano, que é gerado pela presença de bolsões de ar nos resíduos. “A compactação é vital, pois reduz a quantidade de ar dentro do lixo, diminuindo assim a formação de gás metano”, enfatizou Sayro.

Além da compactação, o novo destino dos resíduos conta com um sistema de impermeabilização, que utiliza lonas na base e canaletas de drenagem. Com isso, o chorume gerado durante a secagem será direcionado para dutos e tubulações, evitando contaminações maiores.

Desafios e Contaminação da Água

Atualmente, há cinco bacias de deposição de chorume no aterro, e um novo terreno já foi reservado para a construção de mais uma. Contudo, a gestão deste líquido contaminado ainda não está completamente definida. Sayro explicou: “A médio prazo, precisaremos de uma solução, seja levando o chorume para um local adequado de tratamento ou instalando uma estação de tratamento móvel.”

A água do córrego Santa Bárbara permanece imprópria para consumo e irrigação desde o incidente. Para mitigar a contaminação, a Semad-GO implementou um sistema de transposição de água, que já mostrou resultados, mas não há previsão de normalização. “Ainda estamos distantes dos níveis aceitáveis, e a proibição de uso da água continua em vigor”, afirmou Sayro.

Pontos Finais e Avaliações Futuras

O chefe da área de proteção ambiental do ICMBio, Grahal Benatti, ressaltou que uma avaliação completa da situação só será realizada após o término das ações emergenciais. “Os impactos ambientais são muitos, e precisamos resolver as questões imediatas antes de fazer uma avaliação”, comentou.

Para auxiliar essa avaliação, a empresa Ouro Verde contratou uma firma especializada para realizar coletas semanais de água do córrego, cujos resultados serão essenciais para o planejamento de ações futuras.

No que diz respeito ao futuro dos resíduos, a área do lixão está embargada pela justiça, e não há previsão de novos licenciamentos. Inicialmente, foi mencionado que os resíduos retirados seriam transferidos para um aterro com licenciamento adequado, mas atualmente essa opção não está em discussão, devido às dificuldades logísticas.

Sayro explicou ainda que, após as ações de emergência, uma segunda fase poderá ser iniciada, possivelmente envolvendo o descomissionamento do aterro, onde o tratamento dos resíduos será finalizado com o aterramento com terra, embora isso ainda não esteja confirmado.

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