Instalação da Comissão na Alego
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) instalou, na tarde desta segunda-feira, 22, a Comissão de Integração e Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal. A cerimônia aconteceu na Sala das Comissões Júlio da Retífica e foi conduzida pelo deputado Wilde Cambão (UB).
Eleição da Mesa Diretiva e Composição
Na reunião de instalação, os parlamentares elegeram a mesa diretiva da nova comissão. Por votação, Wilde Cambão foi escolhido para presidir o colegiado, com o deputado Anderson Teodoro (PRD) assumindo a vice-presidência. Os membros titulares da comissão incluem os deputados André do Premium (UB), Ricardo Quirino (Republicanos), Delegado Eduardo Prado (PL), Rubens Marques (PSB) e Eliel Junior (SD). Como suplentes, foram designados Dra Zeli (PSD), Alessandro Moreira (PRD), Rosângela Rezende (Agir), Issy Quinan (MDB), José Machado (PSDB), Gustavo Sebba (PSDB) e Amauri Ribeiro (PL).
Objetivos e Desafios da Comissão
Wilde Cambão destacou a importância estratégica da região do Entorno do Distrito Federal para Goiás, ressaltando seu expressivo contingente populacional e o intenso fluxo migratório. Segundo o deputado, a área tem papel fundamental nos aspectos econômicos e sociais do estado. A comissão foi criada para enfrentar desafios relacionados à mobilidade urbana, transporte público, saúde, segurança, infraestrutura, habitação, emprego e geração de renda.
Leia também: Por que o Distrito Federal Precisa Desenvolver a Indústria? Impactos Econômicos e Oportunidades
Leia também: Governo Destina R$ 6,4 Bilhões ao Desenvolvimento do Distrito Federal
O principal objetivo do colegiado será promover o diálogo entre a sociedade civil, entidades municipalistas, setor produtivo e órgãos públicos, buscando soluções conjuntas para as demandas dos municípios do Entorno do DF.
Integração Política como Caminho para o Desenvolvimento
Ao assumir a presidência, Wilde Cambão ressaltou a necessidade de atuação integrada entre os diferentes níveis de representação política. Ele afirmou que a comissão buscará ampliar a discussão com deputados federais e senadores para mostrar que a região do Entorno não é um problema, mas sim uma solução para Brasília e para o Estado de Goiás.
