Ativistas em Missão Humanitária

Na última segunda-feira (8/9), o barco do ativista brasileiro pró-Palestina Thiago Ávila, de 39 anos, e da sueca Greta Thunberg, de 22, foi alvo de um ataque aéreo na Tunísia. A embarcação fazia parte de uma frota que se dirige à Faixa de Gaza, com a missão de estabelecer um corredor humanitário para auxiliar o povo palestino. O grupo, que partiu de Barcelona no dia 31 de agosto, conta com um total de 80 barcos representando 44 países, todos empenhados em levar ajuda à região.

Uma Nova Tentativa de Ajuda

Este é o segundo esforço de Ávila para chegar a Gaza. Em junho deste ano, ele já havia tentado a missão a bordo do barco Madleen, mas o grupo foi interceptado pelo exército israelense e detido, sendo posteriormente deportado. A nova tentativa, porém, não saiu como planejado. A explosão que atingiu o barco foi registrada tanto por pessoas a bordo quanto por câmeras de segurança, revelando um momento de intensa tensão. “Cinco meses atrás, eu me lembro do mesmo cheiro, quando atacaram o Conscience”, relembrou o ativista Ávila, referindo-se a um ataque anterior.

O Momento do Ataque

De acordo com Thiago, durante uma vigília noturna, a tripulação avistou um drone se aproximando, que lançou um dispositivo explosivo na proa do barco. O artefato incendiário foi supostamente acionado sobre uma pilha de coletes salva-vidas. O barco, que ostentava uma bandeira de Portugal e contava com seis tripulantes, não deixou feridos, e o fogo foi rapidamente controlado. Em conversa com o Metrópoles, Lara Souza, esposa de Thiago, afirmou que ele está bem, embora tenha recebido informações limitadas sobre quem estava a bordo no momento do ataque.

Confirmação do Incidente

A Global Sumud Flotilla (GSF), a coalizão responsável pela embarcação Family, confirmou o ataque. Segundo um comunicado, um outro barco estava navegando de volta de Gaza quando foi atacado na Tunísia. Um vídeo do incidente, que circula nas redes sociais, captura o momento da explosão, com um narrador descrevendo a cena: “Acabaram de explodir um dos nossos barcos aqui. Eu estava aqui dormindo e acabei de ver uma explosão aqui nos barcos.”

Quem é Thiago Ávila?

Thiago Ávila é um ativista brasiliense que tem se dedicado a causas humanitárias desde 2005, especialmente em relação à Palestina. Ele já viajou ao Líbano, onde documentou os efeitos dos ataques israelenses, e é ativo nas redes sociais, compartilhando relatos sobre os projetos que apoia e a realidade de regiões afetadas por conflitos. Recentemente, em 2024, ele participou do velório do líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, e esteve em uma conferência internacional em Teerã, onde lamentou a morte do ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi, ocorrida em maio deste ano.

Futuras Tentativas de Ajuda

Infelizmente, a missão de Ávila e seus colegas na embarcação para Gaza não pôde ser finalizada. A determinação dos ativistas, no entanto, permanece inabalável, e novos esforços para trazer ajuda humanitária à região devem continuar, apesar dos riscos envolvidos. A luta pelo acesso e assistência humanitária na Palestina é um tema que, sem dúvida, será mantido em foco por muitos ao redor do mundo, que se preocupam com a situação da população local.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version