Medidas Governamentais e Seus Efeitos
O governo brasileiro anunciou um pacote de ações que pode atenuar significativamente o impacto das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre a economia nacional. O boletim Macrofiscal, divulgado na quinta-feira (11) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, aponta que as medidas podem reduzir pela metade o efeito do tarifaço, previsto para afetar o PIB do Brasil.
Leia também: Ministro Antecipaa Exclusão de Novos Produtos Brasileiros do Tarifaço Comercial dos EUA
De acordo com os dados apresentados, as tarifas impostas aos produtos brasileiros poderiam resultar em uma queda de 0,2 pontos percentuais (p.p.) do Produto Interno Bruto. Contudo, com a intervenção do governo, essa queda é projetada para ser reduzida a apenas 0,1 p.p.
O estudo abrange 22 setores da economia e indica que, na ausência das medidas governamentais, cerca de 138 mil postos de trabalho seriam perdidos, com a maior parte das demissões concentradas na indústria (71,5 mil) e nos serviços (51,8 mil). O setor agropecuário também seria afetado, com uma perda estimada em 14,7 mil postos. Com a implementação das medidas, a expectativa de perda de empregos é reduzida para aproximadamente 65 mil.
Leia também: Ministro Antecipaa Exclusão de Novos Produtos Brasileiros do Tarifaço Comercial dos EUA
Além disso, a projeção de impacto na inflação também foi analisada. A SPE reduziu a expectativa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2025, de 4,9% para 4,8%. O efeito das tarifas sobre a inflação deve ser de cerca de 0,1 p.p., levando em conta a melhor disponibilidade de produtos no mercado interno.
As estimativas apresentadas não consideram possíveis choques de confiança, volatilidade financeira ou deterioração nas condições de crédito. As análises foram feitas com base no cenário em que as tarifas de exportação se elevam a 50%, em comparação com um cenário de referência que prevê tarifas de 10%.