Um Levantamento Atualizado do Agronegócio no DF

Em um recente episódio do programa CB.Agro, parceria entre o Correio e a TV Brasília, o gestor de Agronegócio do Sebrae no Distrito Federal, Leonardo Zimmer Nascimento, trouxe informações sobre o crescimento do setor no DF e as novidades para a AgroBrasília de 2026. O levantamento realizado pelo Sebrae há alguns anos revelou que existiam cerca de 19 mil pequenos, micro e médios produtores de agronegócio na região. Nascimento acredita que esse número já deve ter aumentado, refletindo a vitalidade do setor.

Diversidade e Potencial do Agronegócio

Nascimento ressaltou a diversidade do agronegócio no Distrito Federal, citando a predominância de atividades como horticultura, fruticultura e bovinocultura. Além disso, destacou a crescente participação de práticas sustentáveis, como a agricultura orgânica e a apicultura. “O DF é bastante diversificado nesse sentido. Em todas essas frentes, temos atuado com soluções tecnológicas e estratégias de acesso a mercados, incluindo participação em feiras e eventos”, comentou o gestor.

Acesso a Mercados: Um Desafio a Ser Superado

Nascimento também abordou um dos principais desafios enfrentados pelos pequenos agricultores: o acesso aos mercados. Segundo ele, o Sebrae tem trabalhado para ajudar esses produtores a diferenciar seus produtos. “Para os que atuam na horticultura, um caminho encontrado é a produção sustentável voltada para a agricultura orgânica. Com isso, esses produtores podem obter o selo de produto orgânico e acessar mercados que oferecem preços diferenciados, seja para produtos in natura, como saladas, ou para produtos processados, como geleias”, explicou.

Oportunidades no Setor de Hortifrúti

O gestor comentou que o setor hortifrúti apresenta oportunidades interessantes, especialmente porque os sistemas de produção são mais simples do que os da agroindústria em grande escala. “Com esses produtos, os agricultores conseguem acessar diferentes frentes de mercado, desde pequenas feiras até grandes supermercados. No âmbito do Distrito Federal, o hortifrúti possui um potencial muito significativo a ser explorado, especialmente no mercado interno”, destacou Nascimento.

Participação do Sebrae na AgroBrasília

Histórico na AgroBrasília, a feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais, o Sebrae já está se preparando para fomentar a comercialização na edição deste ano. O gestor anunciou a abertura de edital para produtores interessados em expor seus produtos ou serviços na feira. “Teremos um espaço dedicado ao turismo rural, uma forma interessante de agregar valor, com exemplos como a Vinícola Brasília e produtores que trabalham com o sistema ‘colha e pague’ (mirtilo e morango). Além disso, haverá uma ativação para a cafeicultura, onde será possível degustar e comprar o café produzido na região”, revelou.

Desafios da Sucessão Familiar no Campo

Nascimento também mencionou o perfil dos pequenos produtores do DF, que têm entre 40 e 75 anos e muitos deles atuam no segmento de hortifrúti. Ele destacou a presença de um grupo proveniente da reforma agrária, atendido pela Emater. Contudo, um dos desafios identificados é a sucessão familiar, já que os jovens, por vezes, buscam outras oportunidades de negócio. “Vejo potencial para os jovens permanecerem no campo, pois as instituições estão oferecendo suporte para ampliar a produção e gerar renda”, concluiu Nascimento.

Share.
Exit mobile version