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    Distrito Federal

    Nova Epig: R$ 160 milhões em Investimento para o Corredor Viário Mais Moderno do DF

    01/10/2024diogosilva

    Um projeto ambicioso está em andamento para transformar a Estrada Parque Indústrias Gráficas (epig) em um dos mais modernos corredores viários da capital do Brasil. Com um investimento de mais de R$ 160 milhões, o Governo do Distrito Federal (GDF) está implementando melhorias significativas que incluem ciclovias, pistas em pavimento rígido, corredores exclusivos para ônibus e viadutos que eliminarão os semáforos, proporcionando uma mobilidade urbana mais eficiente. Este projeto não apenas facilitará o deslocamento de aproximadamente 30 mil motoristas diariamente, mas também permitirá uma redução de até 25 minutos no tempo de viagem para usuários do transporte público.

    Para viabilizar a execução das obras, que geram mais de 1.200 empregos diretos e indiretos, o GDF organizou as intervenções em etapas, minimizando os impactos sobre o tráfego local. O marco inicial das obras começa na interseção com o viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e se estende até a Octogonal. Com um novo pavimento rígido que oferece maior resistência e durabilidade, o trecho contará com uma faixa adicional, dedicada exclusivamente ao tráfego de transportes coletivos, evitando o afunilamento da via e promovendo uma melhor fluidez no trânsito.

    As mudanças já estão impactando positivamente a vida dos moradores e usuários da região. José Augusto Maciel, um feirante de 64 anos que reside no Cruzeiro há mais de uma década, comentou: “A obra está excelente. Nós realmente precisávamos disso. Mesmo ainda no início, já se vê uma melhoria significativa no movimento e as pessoas estão mais felizes com as novidades”. Esta é uma demonstração clara de como a infraestrutura urbana pode influenciar a qualidade de vida.

    O segundo trecho das obras se estende entre o Setor Policial Sul e a interseção da epig/Sudoeste/Parque da Cidade. Essa fase do projeto inclui a construção de três viadutos, eliminando a necessidade de semáforos no cruzamento da Octogonal e, consequentemente, reduzindo as interrupções típicas causadas pelas sinalizações. Hélio Pessoa, um comerciante local, observou como as novas implementações já estão tornando o ambiente mais agradável: “Visualmente, tudo ficou melhor e, quando as obras forem finalizadas, o trânsito fluirá de maneira muito mais eficiente, principalmente no sentido do Plano Piloto, que frequentemente enfrenta congestionamentos.”

    Além dos viadutos, uma rotatória será construída para facilitar o acesso dos motoristas do Sudoeste às vias internas da Octogonal, juntamente com a inclusão de um corredor BRT, ciclovias, obras de drenagem, melhorias na pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano que completam as intervenções.

    No terceiro segmento das obras, que conecta a Avenida das Jaqueiras ao Parque da Cidade, destaca-se o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, já inaugurado e que proporciona um fluxo mais ágil para os 25 mil motoristas que utilizam a região diariamente. Muito próximo deste ponto, uma nova entrada está sendo criada para facilitar o acesso ao Parque da Cidade, que incluirá dois viadutos em trincheiras e passagens subterrâneas, permitindo um tráfego mais fluido para pedestres na área.

    A quarta fase das intervenções, situada no Setor de Indústrias Gráficas, introduzirá mais um viaduto, que minimizará o impacto do trânsito intenso nos horários de pico, complementando também com corredores exclusivos para ônibus e ciclovias. Serviços de drenagem, pavimentação e paisagismo contribuirão para uma experiência de deslocamento muito mais agradável.

    Por fim, ao se aproximar do Eixo Monumental, a sexta etapa envolverá a reestruturação do sistema viário, incluindo a duplicação da via adjacente ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público, além da criação de estacionamentos públicos ao longo da pista.

    Outros projetos também estão em andamento para complementar essa transformação viária, como o corredor Eixo Oeste, que se propõe a conectar o Sol Nascente ao Plano Piloto de maneira rápida e eficiente. Com um investimento superior a R$ 640 bilhões, este corredor contará com 38,7 quilômetros de faixas exclusivas e expressas para ônibus, beneficiando diariamente uma ampla gama de usuários do transporte público.

    As obras prometem ser uma solução abrangente para os desafios de mobilidade, proporcionando não apenas uma eficiente rede de transporte, mas também contribuindo para a satisfação e bem-estar dos cidadãos.

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