Na quarta-feira, 28 de agosto, teve início o XI Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Paranaguá. Este evento é um importante espaço de discussão, promovendo a participação dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da univesidade e buscando preparar os futuros educadores para os desafios contemporâneos nas salas de aula. O seminário visa proporcionar um rico debate sobre a inclusão, enfatizando a valorização das diferenças e o desenvolvimento de metodologias inovadoras que favoreçam a diversidade no ambiente educacional.
De acordo com Roseneide Batista, professora e coordenadora do mestrado em Educação Inclusiva na Unespar, o seminário representa um momento essencial para refletirmos sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Ela ressalta a importância de eventos acadêmicos como este para a formação de novos valores sociais e individuais, que visam erradicar a percepção histórica de exclusão dessas pessoas, que muitas vezes eram vistas como inferiores e, consequentemente, não tinham acesso a oportunidades que pudesse possibilitar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Este XI Seminário, agora em sua 11ª edição, é uma plataforma que busca fomentar a discussão sobre a valorização da diversidade nas escolas. “A escola deve ser um ambiente que reconhece e celebra as diferenças de todos os seus alunos, permitindo que cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado”, afirmou a professora Batista. A proposta do seminário é estimular um diálogo que abranja tanto aspectos teóricos quanto práticos, capacitando educadores a implementarem estratégias eficazes para uma educação mais inclusiva.
O seminário integra um projeto mais amplo de políticas de inclusão da Unespar, que se destaca pela formação acadêmica focada em práticas inclusivas. Os educadores estão convidados a participar de ciclos de palestras, que serão oferecidas de forma presencial e online, promovendo um acesso democrático ao conhecimento. “Este é o momento de somarmos esforços por uma educação mais equitativa e inclusiva, em que todos têm a oportunidade de aprender e ensinar”, enfatizou Roseneide.
Um dos pontos altos da programação foi a Feira da Inclusão, organizada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, projetada para apresentar novas técnicas e metodologias de ensino voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência. Suelem Gonçalves, estudante do 4º ano de Pedagogia, destacou a relevância da feira: “Eventos como este não são importantes apenas para os alunos de Pedagogia, mas servem para atualizar todos os profissionais da área sobre as melhores práticas de inclusão, preparando-os para os desafios diários na sala de aula.”
O seminário ocorrerá de 28 a 30 de agosto e conta com uma programação diversificada que inclui palestras e oficinas temáticas. No dia 29, a programação terá início com a aula inaugural da segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva – PARFOR Equidade, seguida por uma palestra sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na sala de aula. No período da tarde, serão realizadas oficinas práticas que visam aprofundar o conhecimento dos educadores em metodologias inclusivas.
No dia 30, o evento seguirá com uma série de palestras e oficinas virutais, abordando práticas colaborativas na educação especial e o ensino para alunos com deficiência intelectual. O seminário contará também com discussões mediadas por professores experientes, permitindo um espaço para troca de experiências e conhecimento entre participantes.
O XI Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão se destaca como uma iniciativa fundamental para o fortalecimento de uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo a conscientização sobre a importância da diversidade nas escolas e preparando os futuros educadores para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso para todos os alunos. É um convite para todos aqueles que buscam ampliar suas práticas educativas e se comprometer com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.