O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (novacap), Fernando Leite, destacou a importância do 1º Workshop de Pavimentação Urbana durante seu discurso de abertura, que ocorreu em um salão repleto de participantes. Ele afirmou de forma clara: “A partir de agora, a gente começa a se preparar para a edição de 2025”. Este evento, realizado no Espaço Rubens Rezende (Macarrão), foi um verdadeiro sucesso, atraindo cerca de 400 pessoas interessadas em pavimentação e urbanismo. A participação expressiva reflete o crescente interesse na área de infraestrutura urbana e nas inovações que influenciam o desenvolvimento das cidades.
Gratuito e voltado para um público diversificado que incluiu engenheiros, arquitetos, técnicos, estudantes, empresários, agentes públicos e entusiastas do setor, o workshop contou com a presença de especialistas renomados no cenário nacional e internacional. Entre os palestrantes estavam o gerente de produtos Frank Hauber, da Alemanha, e o engenheiro civil Ruy Núñez Pawlowsky, da Espanha, que compartilharam suas experiências e conhecimentos em pavimentação urbana, enriquecendo o diálogo sobre as melhores práticas e as tendências atuais no setor.
A engenheira civil Carla Ribeiro Morais, uma das participantes, sublinhou como as palestras foram fundamentais para esclarecer as distinções e semelhanças entre pavimentação rodoviária e urbana. “Dá-se muita importância para a primeira em detrimento da segunda e ficou claro, aqui, que ambas têm o devido grau de relevância a depender do meio a ser empregada”, comentou Carla, trazendo à tona a necessidade de considerar cada tipo de pavimentação dentro de seu contexto específico. Sua experiência recente em Mato Grosso reforça a relevância de discussões desse tipo para o aprimoramento das práticas de pavimentação em diferentes regiões.
Além da pavimentação, o workshop abordou uma variedade de tópicos cruciais para o desenvolvimento urbano moderno. Discussões sobre engenharia urbana, evolução dos pavimentos de concreto, serviços de drenagem pluvial urbana, licenciamento ambiental, avaliação de pavimentos e inovações tecnológicas foram destaque nas palestras, permitindo que os participantes se atualizassem sobre as tendências mais recentes e os desafios encontrados na prática profissional.
A engenheira civil Juliane Fortes, chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica (Diod) da novacap e uma das idealizadoras do evento, expressou sua satisfação com o resultado da iniciativa. “Pensamos em cada detalhe para entregar o melhor conteúdo a quem estivesse aqui. Acredito que atingimos nossos objetivos. Agora, é repensar e buscar novidades para a segunda edição”, concluiu Juliane, enfatizando o compromisso da novacap em promover eventos que estimulem a troca de conhecimento entre profissionais de diferentes áreas.
Coincidentemente, o workshop ocorreu durante uma data significativa para a novacap, que celebra 68 anos de história sob o tema “Construção”. Fundada quatro anos antes da capital federal, a novacap é considerada por muitos como a mãe de brasília. Criada por meio de uma lei em 19 de setembro de 1956, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a empresa foi designada para gerenciar e coordenar a construção da nova capital do país, que foi oficialmente inaugurada em 21 de abril de 1960.
Apesar de brasília já ter sido inaugurada, havia muito trabalho a ser feito para que a cidade fosse plenamente equipada para cumprir seu papel como capital da nação. A novacap, como uma empresa pública, continua a desempenhar um papel vital nesse processo, sendo controlada por sócios que incluem a União e o Governo do Distrito Federal (GDF), detentores de 43,33% e 56,67% das ações, respectivamente. Em sua função como braço executor das obras de interesse do estado, a novacap permanece dedicada a garantir que brasília atenda às necessidades da população e se desenvolva de forma sustentável.
Com o sucesso do 1º Workshop de Pavimentação Urbana e a celebração de seus 68 anos, a novacap reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade na infraestrutura urbana, criando espaços de discussão e aprendizado que beneficiam não apenas os profissionais da área, mas toda a sociedade.