Mudanças nas Regras de Visto para Não Imigrantes
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou mudanças significativas nas regras de isenção de entrevistas para a obtenção de vistos de não imigrantes. A partir de 1º de outubro, novas diretrizes entrarão em vigor, alterando as condições para a isenção de entrevista, que, até então, se aplicava a adolescentes menores de 14 anos e a idosos acima de 79 anos. Essas mudanças, que foram inicialmente programadas para setembro, agora têm uma nova data de implementação.
A isenção de entrevista, que facilita o processo para muitos, será limitada e afetará todos os cidadãos de países que precisam de visto para entrar nos Estados Unidos, incluindo os brasileiros. Em comunicado publicado no site oficial do Departamento de Estado, foi informado que a partir de 1º de outubro de 2025, as novas categorias de requerentes que poderão ter isenção de entrevista serão atualizadas.
Segundo o Departamento de Estado, a maioria dos requerentes de visto de não imigrante, incluindo aqueles com menos de 14 anos e mais de 79 anos, precisará comparecer pessoalmente a uma entrevista com um agente consular. O órgão também listou algumas exceções e critérios que podem permitir que determinados grupos permaneçam isentos da entrevista.
Categorias Elegíveis para Isenção de Entrevista
Após as novas normas, apenas alguns grupos específicos continuarão a ter a possibilidade de isenção de entrevistas. Entre eles, estão os titulares de vistos diplomáticos e oficiais, como as categorias A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1. Além disso, certas renovações dos vistos B-1/B-2, que permitem a entrada temporária nos EUA para negócios e turismo, também poderão ser isentas.
Vale destacar que a isenção baseada na idade, que beneficiava menores de 14 anos e maiores de 79, deixará de existir sob as novas diretrizes. Para ter direito à isenção de entrevista, os solicitantes que buscam renovar um visto devem atender a alguns critérios:
- O visto anterior deve ter expirado há, no máximo, 12 meses.
- O solicitante deve ter 18 anos ou mais no momento da emissão do visto anterior.
- As categorias de visto B-1/B-2 permitem a entrada nos EUA para fins de negócios e turismo, respectivamente.
A renovação do visto B-1 é destinada a consultores comerciais, participação em convenções e eventos científicos, enquanto o visto B-2 abrange turismo e visitas a amigos ou parentes, entre outros. A combinação dos dois vistos também é uma opção, dependendo do propósito da viagem.
Critérios Adicionais para Isenção
Além dos critérios mencionados, o Departamento de Estado destaca que os candidatos à isenção de entrevista devem:
- Aplicar no país de nacionalidade ou residência habitual, exceto para requerentes de vistos diplomáticos.
- Nunca ter tido um visto recusado, a menos que isso tenha sido superado ou dispensado.
- Não apresentar inelegibilidade aparente ou potencial.
Apesar da possibilidade de isenção, o Departamento alerta que os solicitantes ainda podem ser convocados para entrevistas presenciais, dependendo da avaliação dos agentes consulares. “Os agentes consulares têm a autoridade de exigir entrevistas presenciais, caso a caso, por qualquer motivo”, afirma o comunicado.
Os interessados são aconselhados a consultar os sites de embaixadas e consulados dos Estados Unidos para obter informações detalhadas sobre os requisitos e procedimentos de solicitação de visto. A conformidade com as novas diretrizes é essencial para evitar contratempos durante o processo de solicitação.