A pausa no calorão no Distrito Federal foi marcada por um temporal, na noite deste domingo (19), com raios e rajadas de ventos de até 70km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu, nesta segunda-feira (20), o alerta laranja, ou seja, de alto risco para tempestades no DF e em outras regiões do Centro-Oeste.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
O fotógrafo Leo Caldas registrou fotos e vídeos de raios na região de Taguatinga, no Distrito Federal, do vigésimo andar de um prédio em Águas Claras. Nas imagens é possível ver os relâmpagos iluminando o céu durante o temporal deste domingo (veja vídeo acima).
Para esta semana, a previsão do Inmet é de fortes chuvas isoladas com trovoadas, rajadas de vento e raios na parte da tarde e da noite até quarta-feira (22). As temperaturas vão ser mais amenas, por volta dos 28°C, e a umidade vai ficar em torno dos 95% no período da manhã e dos 35% durante a tarde.
O Inmet destaca ainda que o anticiclone que atuava no Centro-Oeste perdeu força e que a frente fria que segue para região Sudeste do país elevou os índices de umidade do ar e aumentou a instabilidade no DF, provocando fortes chuvas.
O Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo, segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Caem 77,8 milhões de raios por ano no país que é o maior situado na zona tropical do planeta.
Somente no Distrito Federal, no ano passado, foram registrados 159 mil raios. No Plano Piloto, a incidência é de três descargas atmosféricas por quilômetro quadrado.
LEIA TAMBÉM:
O Inmet emitiu, nesta segunda-feira (20), o alerta laranja de tempestade para o Distrito Federal e outras regiões do Centro-Oeste, com possibilidade de chuvas de até 60 mm e ventos de até 100 km/h.
O órgão destaca ainda a chance de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil, o Inmet e o Corpo de Bombeiros, orientam a população a tomar os seguintes cuidados durante fortes chuvas:
Leia outras notícias da região no g1 DF.