As câmeras de segurança do ônibus atingido por um trem, no Distrito Federal, na sexta-feira (17), mostram o momento em que uma das vítimas foi arremessada pela janela (veja vídeo acima). Júlia de Albuquerque Violato, de 37 anos, morreu após ser lançada para fora do ônibus e atingida pelo trem, segundo o Corpo de Bombeiros.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
As imagens de quatros câmeras, instaladas dentro do ônibus, mostram que o motorista parou atrás de um caminhão, bem perto da linha férrea. É possível ver que o cobrador saiu do banco e foi até uma janela para, provavelmente, ver a aproximação do trem.
Quando o ônibus acelerou, o cobrador e outros passageiros que estavam na parte da frente do veículo pularam a catraca e correram para a parte traseira. Em seguida, o ônibus foi atingido e a mulher arremessada para fora.
É possível ver que outras pessoas são jogadas e até caem, dentro do ônibus. Júlia morreu na hora e outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo o cobrador que até esta segunda-feira (20) permanecia internado no hospital.
O corpo de Júlia foi velado nesta segunda, o cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília e, depois, cremado. Familiares e amigos se reúnem para prestar homenagens à vítima.
Um motorista que passava pelo local filmou o momento do acidente (veja vídeo acima). Nas imagens é possível ver que o ônibus atravessa a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atinge o veículo.
É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta antes da batida.
O ônibus é da Viação Marechal e ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia. Em nota, a Marechal lamentou “profundamente o acidente” e disse “que colabora integralmente com as investigações em andamento” (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do ônibus disse que estava em um engarrafamento quando o trânsito parou “de repente em cima da linha” e que ele foi surpreendido pelo trem de carga. Ainda de acordo com o relato, ele não teve como sair do local.
Após o acidente, o motorista do ônibus foi levado para o Hospital de Base em estado de choque. Até a manhã deste sábado (18), ele continuava internado. Ele não apresentava ferimentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Ele disse ainda que ficou “preso” entre dois carros e, por isso, não conseguiu sair de cima da linha do trem. No entanto, conforme as imagens gravadas por uma testemunha, havia espaço na via para que o ônibus continuasse adiante (veja foto acima). O caso ainda é investigado pela Polícia Civil.
“Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.
Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil”.
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.