Aumento da Busca por Vagas em Creches
Entre os anos de 2023 e 2025, cerca de 4.880 pais e responsáveis recorreram à Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em busca de vagas em creches públicas. Este número expressivo evidencia a dificuldade enfrentada por muitas famílias que não conseguiram efetivar a matrícula de seus filhos na educação infantil. Dentre esses atendimentos, 571 ingressaram com ações judiciais para garantir o acesso à rede pública de ensino.
Um exemplo impactante é o de Lucivânia Nogueira da Silva, 55 anos, moradora de Planaltina (DF) e responsável pela criação de suas netas. Para garantir que suas netas conseguissem uma vaga, Lucivânia teve que buscar a ajuda da DPDF duas vezes, enfrentando desafios significativos. “Demorei um ano para conseguir a vaga da mais nova, e, em outra situação, não consegui nenhuma”, relatou a avó.
Com um trabalho autônomo, a rotina de Lucivânia se torna ainda mais complicada. Ao não conseguir a vaga, ela precisou deixar as netas sob a responsabilidade de terceiros, o que impactou sua vida profissional. “Quando não tinha ninguém, eu tinha que faltar ao trabalho”, confessou.
Além das dificuldades financeiras, Lucivânia acredita que o tempo em casa afetou o desenvolvimento de sua neta. “Ela evoluiu bastante nesses dois anos que está na creche”, disse, demonstrando a importância da socialização na primeira infância.
