Capacitação para Agentes da Guarda Civil Municipal
No dia 8 de agosto, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, esteve presente em uma significativa atividade voltada à segurança pública. O evento ocorreu no Clube de Tiros Dois Irmãos, situado na BR-408, onde a primeira turma da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC) iniciou a fase final de treinamento para o uso de armas de fogo. Composta por 10 guardas civis, essa equipe iniciará o patrulhamento armado em setembro, marcando um avanço importante na segurança da cidade.
Durante a visita, Diego Cabral ressaltou o seu compromisso em fortalecer a segurança da população e do patrimônio público. “Trabalhamos arduamente na nossa Secretaria de Segurança Pública para que o projeto de armamento da Guarda Municipal fosse validado pelos órgãos competentes, especialmente pela Polícia Federal. Esses agentes se dedicam ao bem-estar comum e precisam estar devidamente treinados para realizar suas funções com segurança”, afirmou o prefeito.
Treinamento Abrangente e Metódico
A Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe informou que, embora a primeira turma tenha 10 integrantes, 76 guardas civis passarão por testes teóricos e práticos nesta fase inicial. O treinamento no Clube de Tiros Dois Irmãos ocorrerá diariamente, das 8h às 17h, incluindo intervalos. As atividades abrangem duas aulas teóricas e sete de prática de disparos, culminando em um teste final em que os agentes realizarão 44 disparos, avaliados por Instrutores de Armamento e Tiro (IAT) credenciados pela Polícia Federal.
O Coronel Marcílio Rossini, titular da pasta de Segurança Pública, comentou sobre a importância do treinamento, destacando que todas as exigências legais foram cumpridas para que a Guarda Civil Municipal pudesse obter a autorização para armamento. “Agora é hora de os guardas aplicarem na prática o que aprenderam. O foco sempre será o bem-estar da população e tenho certeza de que todos estarão preparados para exercer suas funções de forma responsável”, disse.
Investimentos e Compromisso com a Segurança
Leia também: Policiais e Guarda Municipal Presos por Estupro de Indígena no Amazonas: Entenda o Caso
A Comandante Débora, vice-prefeita de Camaragibe e ex-comandante da Guarda Civil, enfatizou o compromisso da administração com a melhoria na segurança da cidade. Ela destacou um pacote de investimentos superior a R$ 4 milhões, que visa transformar Camaragibe em um modelo de segurança pública. “Estamos implementando o maior conjunto de ações na história da cidade, que inclui desde a modernização da tecnologia até a valorização da Guarda Municipal, com a aquisição de novas viaturas e um furgão adaptado para grandes eventos”, afirmou.
O Inspetor Clóvis Gomes, comandante da GCM, mencionou as disciplinas que os agentes estão estudando, como Regras de Segurança no Estande e Fundamentos de Disparos. “O treinamento será rigoroso, e as avaliações dos disparos realizados serão enviadas para a Superintendência da Polícia Federal, que emitirá os certificados de porte institucional de arma para os aprovados”, explicou. A primeira turma deverá finalizar o treinamento até 14 de agosto, enquanto as novas turmas começam em 25 de agosto. Até janeiro, ao todo, 11 turmas estarão preparadas para atuar no patrulhamento armado.