Ativista Brasiliense em Situação Crítica

O ativista Thiago Ávila, natural de Brasília, permanece detido em Israel sem uma data definida para sua deportação. Nesta segunda-feira (6/10), autoridades israelenses deram início ao processo de deportação de 170 pessoas pertencentes à Global Sumud Flotilla, que tentou estabelecer um corredor humanitário rumo a Gaza. No entanto, até o momento, não há confirmação de que brasileiros estejam incluídos nesta nova leva de deportados.

Enquanto aguarda por notícias, Thiago Ávila fez um apelo dramático às autoridades de Israel, informando que se recusa a ingerir água até que os medicamentos essenciais, que estão em falta, sejam entregues aos membros da Flotilha. O barco foi interceptado pelos israelenses na quarta-feira (1º/10), e desde então o ativista tem denunciado a negativa de cuidados médicos e medicamentos aos tripulantes.

Além de sua recusa em beber água, Thiago Ávila também iniciou uma greve de fome no sábado (4/10), acompanhado por outros três ativistas: João Aguiar, Bruno Gilga e Ariadne Telles. Essa ação busca chamar a atenção para as condições desumanas enfrentadas por eles e por outros detidos.

Deportações e Protestos

A única deportação confirmada até agora foi a de Nicolas Calabrese, que, por ter cidadania italiana e argentina, foi liberado no sábado (4/10). Segundo informações da assessoria da Flotilha, ele deve chegar ao Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Nicolas vive no Brasil há mais de uma década e foi deportado para a Turquia, com os custos da viagem cobertos pelo consulado italiano em Israel.

Atualmente, treze brasileiros permanecem detidos na Prisão de Ktzi’ot, um centro de detenção em Israel. Entre eles estão Thiago Ávila e outros ativistas, como Bruno Gilga, Lisiane Proença, Magno Costa, a vereadora Mariana Conti (Psol-SP), Ariadne Telles, Mansur Peixoto, Gabriele Tolotti, Mohamad El Kadri, Lucas Gusmão, a deputada Luizianne Lins (PT-CE), João Aguiar e Miguel Castro.

Os desdobramentos da situação levaram a manifestações programadas em diversas cidades do Brasil. Em Brasília, por exemplo, estão marcados dois atos de protesto para esta terça-feira (7/10). O primeiro ocorrerá em frente à Embaixada dos Estados Unidos, às 9h30, enquanto o segundo está agendado para o Itamaraty, às 11h. Os manifestantes esperam expressar sua indignação contra a prisão dos ativistas e exigir a libertação de Thiago Ávila e dos demais brasileiros ainda detidos.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version