Início da Busca por um Novo Líder no Fed
A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está realmente avançando para substituir Jerome Powell, o atual chefe do Federal Reserve (Fed), e o processo já foi iniciado. A confirmação veio do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que, em uma entrevista à Bloomberg na última terça-feira (15/7), afirmou que a Casa Branca já deu início a um “processo formal” para identificar o sucessor de Powell à frente da autoridade monetária.
Bessent, um dos aliados mais próximos de Trump, expressou otimismo: “Há muitos nomes excelentes. Temos ótimos candidatos e veremos a velocidade com que o processo avançará”, disse ele, sugerindo que a decisão pode se aproximar rapidamente.
Pressões e Expectativas sobre Powell
O mandato de Jerome Powell à frente do Federal Reserve está previsto para terminar em maio de 2026. A responsabilidade pela indicação do novo presidente do Fed recai sobre Donald Trump. Em sua última reunião, realizada entre os dias 17 e 18 de junho, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) decidiu manter os juros básicos entre 4,25% e 4,5% ao ano.
A próxima reunião do Fed, que definirá a taxa de juros, está agendada para os dias 29 e 30 de julho. Desde o início de seu mandato, Trump tem criticado Powell e solicitado publicamente a redução dos juros na economia dos EUA, uma medida que ainda não foi implementada desde que o republicano assumiu o cargo.
O aumento da taxa de juros é um dos principais instrumentos que os bancos centrais utilizam para controlar a inflação. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho na última terça-feira, a inflação nos EUA foi registrada em 2,7% em junho, com um aumento em relação aos 2,4% de maio. Em comparação mensal, o índice subiu 0,3%, frente a 0,1% em maio. Esses resultados da inflação estão alinhados com as expectativas do mercado, que projetava uma média de 2,6% (anual) e 0,3% (mensal). Vale lembrar que a meta de inflação nos EUA é de 2% ao ano.
Nomes Cotados para a Presidência do Fed
Entre os favoritos para suceder Jerome Powell na presidência do Fed, destacam-se figuras importantes, como o ex-diretor Kevin Warsh, o chefe do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, o atual diretor do Fed, Christopher Waller, e o próprio secretário do Tesouro, Scott Bessent.
A estrutura diretiva do Federal Reserve é composta por sete membros, que possuem mandatos que variam de 4 a 14 anos, todos indicados pela Presidência dos EUA. A indicação para o cargo de presidente do Fed é feita pela Casa Branca e deve ser confirmada pelo Senado americano a cada quatro anos. Em 2022, Jerome Powell foi indicado pelo ex-presidente Joe Biden para um segundo mandato à frente do Fed.
De acordo com a interpretação predominante nos EUA, o presidente do Fed não pode ser destituído do cargo sem uma justificativa válida. No entanto, existe uma questão pendente que será decidida pelo Supremo Tribunal dos EUA, relativa a um precedente estabelecido há nove décadas, em 1935.