O Roda Viva recebe o Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (4).
A apresentadora Vera Magalhães cita o Sesi e o Senai, projetos de educação diretamente ligados a Fiesp, e pergunta sobre o futuro dessas iniciativas. Silva admite que topou assumir a presidência da Federação por conta delas. Na visão dele, o trabalho executado nas escolas e nos cursos são espetaculares, mas acredita que é possível fazer mais.
“Elas [Sesi e Senai] podiam fazer mais dando as mãos para a educação pública do estado. Precisamos fazer isso. O Sesi, por exemplo, lançou primeiro o programa ‘recompondo saberes’, justamente para ajudar as crianças do ensino fundamental um e dois a se recuperarem dos anos de pandemia, onde houve um grau de regressão brutal. Tivemos mais de um milhão de alunos beneficiados”, conta.
O empresário também detalha o programa ‘novo olhar’, com o objetivo de ajudar estudantes que não conseguiram ir bem no ‘recompondo saberes’. Mais de 200 mil alunos participam de medida.
Leia também: “Há um excesso de setores beneficiados na proposta da Reforma Tributária”, diz presidente da FIESP
Outro programa educacional lançado é o PAR (Programa pela Alfabetização Responsável), que será aplicado nas escolas de 420 municípios.
Assista ao programa completa:
A bancada de entrevistadores é formada por Raquel Balarin, diretora de redação do Infomoney, William Castanho, editor-adjunto de economia da Folha de S.Paulo, Denise Campos de Toledo, comentarista do Jornal da Gazeta, Thaís Herédia, analista de economia da CNN Brasil e Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar toda segunda-feira ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
Leia também: “Eu, como industrial, vejo a Shein como uma cliente”, diz presidente da Fiesp