Funcionamento dos Serviços Públicos no Distrito Federal
Com a chegada do último dia do ano, muitos se questionam sobre os serviços públicos disponíveis no Distrito Federal nos dias 31 de dezembro, 1º de janeiro e 2 de janeiro. O governo local, sob a liderança do governador Ibaneis Rocha, decretou que o dia 1º é feriado em homenagem ao Dia Mundial da Paz e a sexta-feira subsequente será ponto facultativo.
Os serviços essenciais, como saúde e segurança, continuarão em operação, embora com funcionamento reduzido. As unidades de emergência dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião estarão disponíveis 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará de plantão, sempre disponível pelo telefone 192.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas até o dia 31, mas não atenderão no dia 1º. A vacinação ocorrerá normalmente na quarta até meio-dia, assim como o atendimento nas farmácias de alto custo. Os ambulatórios e policlínicas fecharão no dia 1º, funcionando até as 14h na quarta. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tipo I, II e o Caps Infantojuvenil (Capsi) seguirão o mesmo horário, enquanto os Caps tipo III e Caps AD III oferecerão acolhimento 24 horas todos os dias.
Os conselhos tutelares trabalharão até as 14h na quarta e estarão fechados em 1º e 2 de janeiro. Em caso de urgências, os atendimentos podem ser feitos pelo telefone 125. Quanto aos serviços de energia e água, a Companhia Energética de Brasília (CEB) manterá atendimento contínuo, enquanto a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) estará em operação das 8h às 14h na quarta, sem atendimento presencial nos dias seguintes. As equipes de manutenção, no entanto, continuarão a operar normalmente.
No que diz respeito ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o funcionamento será normal nos dias 31 e 2, com plantão previsto para o dia 1º. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) atenderá até as 14h na quarta, mas não terá expediente nos dias seguintes. Os serviços de fiscalização e ações educativas permanecerão ativos.
O Banco de Brasília (BRB) não funcionará nos dias 31 e 1º, reabrindo na sexta-feira. Para quem busca opções de lazer, o Zoológico de Brasília funcionará até as 12h no dia 31 e estará aberto normalmente nos dias 1 e 2. O Jardim Botânico terá acesso até as 14h na quarta, fechando na quinta e reabrindo na sexta, com entrada gratuita no feriado do dia 1º, através do programa ‘Lazer para Todos’.

