Iniciativa Focada no Bem-Estar da Terceira Idade
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) firmou uma importante parceria com a Associação Esportivo Brasília (Aseb) com o objetivo de implementar ações voltadas à saúde e convivência para 100 idosos de Sobradinho. A oficialização desse acordo foi publicada no extrato do Termo de Fomento nº 26/2025, com um investimento total de R$ 200 mil, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta-feira (9).
A proposta, que faz parte do programa Viver 60+, visa promover a autonomia, o bem-estar e a socialização da população idosa. As atividades irão ocorrer no Centro de Convivência (Cecon) e incluem aulas de ginástica e yoga, oficinas de artesanato, encontros dançantes com música ao vivo, aulas de forró e passeios turísticos. Com isso, a ideia é ampliar o acesso ao lazer e fortalecer os laços comunitários entre os participantes.
Os recursos financeiros, que serão repassados em parcela única, são provenientes do orçamento da Sejus-DF e são destinados exclusivamente à implementação do projeto, sem que haja necessidade de contrapartida financeira por parte da organização parceira. O termo de fomento é válido desde a data de assinatura, em 30 de dezembro de 2024, até 20 de maio de 2026, reafirmando assim o compromisso do Governo do Distrito Federal em promover o envelhecimento ativo e saudável.
Coordenado pela Sejus-DF, o programa Viver 60+ foi criado em 2024 e se tornou uma política permanente do governo em maio deste ano. Até o momento, a iniciativa já beneficiou mais de 11 mil idosos, oferecendo atividades gratuitas em 26 núcleos espalhados por 17 regiões administrativas do DF. As atividades vão além das aulas mencionadas, incluindo dança, ginástica, alongamento, oficinas de inclusão digital, jardinagem, palestras, passeios culturais e ações voltadas à saúde.

