Alterações nos Horários dos Serviços Públicos
Durante as festividades de Ano Novo, os serviços públicos do Distrito Federal passarão por alterações significativas em seus horários de funcionamento. Para auxiliar a população na organização do período, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que o transporte coletivo será gratuito e estabeleceu um ponto facultativo em datas específicas. Confira, abaixo, os horários de funcionamento de diferentes serviços públicos nesta quarta (31) e quinta-feira (1º de janeiro).
Transporte Coletivo e Gratuidade
Em uma ação para facilitar a participação da população nas celebrações, o GDF determinou que o transporte público, incluindo ônibus e metrô, será gratuito nesta quarta e na sexta-feira (2 de janeiro), das 18h às 23h. No dia 1º de janeiro, a gratuidade se estende por todo o dia. Além disso, o governador Ibaneis Rocha anunciou o dia 2 de janeiro como ponto facultativo para a Administração Pública Direta e Indireta do DF, exceto para serviços considerados essenciais. As áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, e fiscalização, entre outras, permanecerão em funcionamento conforme as necessidades determinadas pelas chefias.
Acesso a Órgãos Públicos
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) suspenderá as atividades até 6 de janeiro de 2026, operando somente em regime de plantão para serviços essenciais. Para situações urgentes, o atendimento presencial ocorrerá em dias úteis, das 12h às 19h, além dos canais telefônicos 127 e 3343-9500. Após as 19h, o atendimento também estará disponível pelo número 3214-4444. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) adotou a mesma medida, suspendendo as atividades até 6 de janeiro, mas mantendo plantão para casos urgentes.
Funcionamento das Agências Bancárias e Serviços de Saneamento
As agências bancárias não estarão em funcionamento nesta quarta e quinta. Já a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terá atendimento parcial: na quarta-feira, o expediente será das 8h às 14h, e nos dias 1º e 2 de janeiro não haverá atendimento nas sedes e escritórios. Contudo, as equipes de operação e manutenção operarão normalmente. A Neoenergia realizará uma operação especial para o réveillon, com reforço nas equipes e atendimento pelos canais digitais. Na quarta, as lojas físicas funcionarão das 9h às 14h, enquanto na quinta não haverá atendimento presencial. O horário normal será retomado na sexta-feira (2/01), das 9h às 18h.
Atividades de Lazer e Espetáculos
Quem busca opções de lazer durante o réveillon terá algumas alternativas. O Zoológico de Brasília funcionará até às 12h na quarta-feira e até às 17h na quinta, com entrada gratuita. O Jardim Botânico, por outro lado, estará aberto na quarta, das 9h às 14h, mas fechado no dia 1º de janeiro. Além disso, o Eixo Rodoviário será fechado para veículos, permitindo o acesso do público ao tradicional Eixão do Lazer nesta quinta-feira, das 6h às 18h.
Serviços de Saúde e Assuntos Relacionados
Os serviços de saúde também sofrerão alterações. A Secretaria de Saúde do DF informou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão até às 14h na quarta-feira e estarão fechadas no dia 1º. No entanto, os atendimentos de emergência em hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) continuam de forma ininterrupta, funcionando 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará disponível pelo número 192 em regime 24 horas. As salas de vacina atenderão na quarta até às 12h e estarão fechadas na quinta.
As assistências de saúde bucal nas UBSs e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) abrirão nesta quarta até às 14h e estarão fechadas no dia 1º. O Hospital Regional da Asa Norte contará com atendimento de urgência 24 horas, enquanto o Hospital Regional do Gama atenderá de segunda a sexta, das 18h à meia-noite, e nos finais de semana, das 7h às 19h.
Atenção à Saúde Mental
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Caps AD III funcionarão com acolhimento 24 horas. Já os Caps dos tipos I e II, assim como o Capsi, abrirão apenas até às 14h na quarta e estarão fechados na quinta. As Farmácias de Alto Custo atenderão na quarta até às 12h e não funcionarão no dia 1º. Os ambulatórios e policlínicas também terão expediente reduzido, fechando na quinta.

