A Renault anunciou nesta segunda-feira (4) um investimento de R$ 2 bilhões no Paraná até 2025.
Os executivos da montadora afirmaram que a marca realizará o investimento para produzir um novo modelo global, de utilitário, que será exportado para toda a América Latina.
O anúncio foi feito em uma cerimônia que comemorou os 25 anos da instalação da fábrica no estado. No evento estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do Paraná Ratinho Junior e outras autoridades locais.
A companhia fará um investimento de R$ 100 milhões também no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O local abriga o conjunto de fábricas da Renault e de indústrias parceiras, além de ser o polo exportador para a América Latina.
O complexo tem cerca de 2,5 milhões de metros quadrados e, segundo o governo do estado, produziu mais de 3,5 milhões de veículos nesses 25 anos. A unidade gera, atualmente, cerca de 5,3 mil empregos diretos e outros 25 mil indiretos.
De acordo com a montadora, o novo veículo utilizará um motor produzido no complexo pela Horse, empresa do Grupo Renault dedicada ao desenvolvimento, produção e fornecimento da próxima geração de motores híbridos com baixa emissão de Co2.
O novo investimento faz parte de um projeto mundial da Renault que prevê fabricar oito novos modelos, entre eles, três SUVs do segmento C, entre 2024 e 2027 para os mercados internacionais.
O investimento prevê viabilizar a produção de um desses C-SUV novo sobre a Plataforma Modular do Grupo Renault, que é a mesma utilizada na linha de montagem do Kardian – veículo que será lançado para o mercado em março de 2024, segundo a empresa.
Leia mais notícias no g1 Paraná.