Ceilândia será o ponto de partida para uma emocionante iniciativa cultural que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de outubro, na QNN 27, Lote A, Área Especial, próximo à Paróquia Santíssima Trindade – Capela de Todos os Santos. Essa cidade, considerada a maior do distrito federal, receberá o projeto cinema Inflável, uma ideia que visa levar a sétima arte a diferentes regiões, democratizando o acesso ao cinema. O administrador regional, Dilson Resende, destaca a relevância de Ceilândia, mencionando que “já realizamos um cinema ao ar livre anteriormente e foi um grande sucesso. Escolhemos um local acessível, situado nas proximidades da região do Sol Nascente/Pôr do Sol, para que isso beneficie um número ainda maior de pessoas”.
O evento conta com o apoio do Governo do distrito federal (GDF), através da Secretaria de Governo (Segov), que teve um papel fundamental na escolha das localidades. O objetivo foi garantir que as opções de acesso fossem amplas e que o cinema pudesse atingir o maior número possível de cidadãos. A secretária-executiva da Segov, Sueli Rodrigues de Sousa, ressalta: “nosso foco foi assegurar que as ações fossem aproveitadas por várias comunidades, abrangendo os setores sul, norte, leste e oeste”. Essa estratégia é vital para levar entretenimento e cultura a todos os cantos do DF.
O cinema Inflável é uma das inovações mais esperadas do ano e promete trazer programação gratuita, levando filmes ao ar livre em áreas públicas. Ao longo do projeto, sete regiões administrativas do DF e cinco cidades de Goiás participarão da programação, que inclui exibições de filmes, bate-papos, saraus e atividades recreativas. As exibições em Ceilândia começarão na próxima quarta-feira e se estenderão até o dia 7 de setembro, encontrando seu fim no Paranoá.
Durante esses cinco dias recheados de cinema, os participantes poderão apreciar uma variedade de filmes, atendendo a todos os gostos. Itens da lista de exibições incluem “Pantera Negra”, “Saneamento Básico, o Filme”, “Nosso Sonho”, “Viva: A Vida É Uma festa” e “Milton Bituca Nascimento”. Cada sessão terá capacidade para 800 espectadores, utilizando uma tela inflável de gigantescas dimensões, medindo 10 metros por 6 metros. Além das sessões de cinema, atividades paralelas e culturais acontecerão em locais específicos, como a Casa Akotirene, o Cio das Artes e o Jovem de Expressão em Ceilândia.
O cronograma do cinema Inflável se estenderá por várias localidades nos meses seguintes, passando por experiências cinematográficas em Vila Telebrasília entre os dias 14 e 18 de outubro e, posteriormente, por Recanto das Emas, estrutural, Planaltina e santa maria durante o mês de julho. Em agosto, as exibições também visitarão cidades goianas, como Águas Lindas, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia e Planaltina, finalizando no Dia da Independência no Paranoá.
Essa iniciativa, criada em 2013, já contabilizou 14 edições exitosas em todo o brasil e é organizada pelo Nubank em conjunto com o Ministério da Cultura. O cinema Inflável representa uma alternativa ao projeto Open Air brasil, que também proporcionaria experiências de cinema ao ar livre meses antes.
A programação traz ao público a oportunidade não só de assistir a filmes, mas também de participar de um ambiente de trocas, reflexões e entretenimento. As exibições em Ceilândia prometem ser diversas e ricas, por isso, marque na sua agenda e venha vivenciar essa experiência cinematográfica única!
Confira abaixo a programação detalhada do cinema Inflável em Ceilândia:
**Ceilândia – programação**
– **Quarta-feira (11)**
– 17h30 – abertura
– 18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
– 19h05 – “Pantera Negra”
– **Quinta-feira (12)**
– 17h30 – abertura
– 17h45 – Bate-papo no Casa Akotirene: “Olhar: Quando a Quebrada é Protagonista”, com Joice Marques
– 18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
– 19h05 – “Saneamento Básico, o Filme”
– **Sexta-feira (13)**
– 17h30 – abertura
– 17h45 – Sarau “Cio das Artes”, com artistas locais
– 18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
– 19h05 – “Nosso Sonho”
– **Sábado (14)**
– 17h30 – abertura
– 18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
– 19h05 – “Viva, A Vida É Uma festa”
– **Domingo (15)**
– 17h30 – abertura
– 17h45 – DJ J4K3, no Jovem de Expressão
– 18h30 – Exibição de curta ou clipe de produtor local
– 19h05 – “Milton Bituca Nascimento”
Esse é o momento ideal para reunir a família e amigos, desfrutando de uma experiência memorável a céu aberto!