Surpresa em Harvard: Livro do Professor da UnB
No final de 2025, um momento inesperado marcou a visita de um professor de contabilidade da Universidade de Brasília (UnB) à renomada Biblioteca da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Durante a viagem, César Augusto Tibúrcio Silva foi surpreendido pela filha, Mariana Ferreira Silva, que está cursando mestrado na instituição. Mariana descobriu que um livro escrito por seu pai estava disponível no acervo da biblioteca e decidiu alugar o exemplar para fazer uma surpresa emocionante (assista ao vídeo acima).
César, que leciona na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da UnB, estava visitando sua filha para passar o fim de ano, logo após ela completar seu primeiro semestre de estudos em Harvard. “Como é o fim do meu primeiro semestre aqui, essa foi também a primeira vez que eles vieram ao campus. A gente fez um tour completo, conhecemos minha faculdade e os principais prédios. Fomos à biblioteca no dia anterior à surpresa, e meu pai já tinha ficado encantado”, compartilhou Mariana ao g1.
A estudante revelou que já conhecia a Biblioteca Widener e tinha estudado lá algumas vezes. Com um acervo de mais de 3 milhões de itens, a biblioteca é apenas parte do vasto sistema de Harvard, que possui cerca de 20 milhões de itens. “A curiosidade para pesquisar o nome do meu pai voltou quando vi como ele estava fascinado pela universidade”, contou.
César Augusto não é apenas um professor, mas também um autor reconhecido de diversos livros-texto e manuais de contabilidade, muitos dos quais são considerados referências essenciais para estudantes brasileiros na área. Mariana explica que, ao pesquisar o nome do pai no sistema da biblioteca, encontrou o livro intitulado “Custos no setor público”, publicado pela Editora UnB. “Após encontrar, pedi para retirar o livro. Como a biblioteca é imensa, fazemos a solicitação e eles já reservam. E aí veio a surpresa do vídeo”, relembra a aluna.
A emoção de César ao descobrir seu livro na biblioteca de Harvard foi compartilhada por Mariana, que se sente orgulhosa não apenas por estudar em uma das melhores instituições, mas também por ter um pai que figura entre os diversos autores reconhecidos pela instituição. “Eu cresci com meu pai como uma figura inspiradora, que sempre valorizou a educação e a leitura. Para ele, que dedicou décadas à academia, ver seus livros sendo reconhecidos no exterior é uma grande realização”, celebrou.
O vídeo que capturou a emotiva descoberta de César rapidamente se tornou popular, acumulando quase 100 mil visualizações em apenas dois dias nas redes sociais, desde sua publicação em 28 de dezembro. Mariana descreve a surpresa como simples, mas profundamente significativa: “Depois do almoço, estávamos a caminho do museu e comentei que precisava passar na biblioteca para retirar um livro. Eles me acompanharam e, ao chegarmos, o livro era o do meu pai”.
Ela também expressou a importância desse momento para sua família, ressaltando: “Ver minha família já orgulhosa do que conquistei aqui, sendo mestranda, e perceber que essa vitória é conjunta, pois há um pedacinho do meu pai aqui, faz tudo ser ainda mais especial”.
