O governo do Estado de São Paulo está programado para finalizar, no início do próximo ano, a fase crucial do projeto executivo do “Complexo Viário do Alto Tietê”. Essa iniciativa inclui a instalação de rampas de saída em ambas as direções do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na cidade de Suzano, mais especificamente na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). A importância desse projeto não pode ser subestimada, pois ele promete melhorar significativamente a logística e a conectividade entre Suzano e municípios vizinhos, favorecendo o desenvolvimento econômico da região.
As novidades sobre essa fase do projeto foram divulgadas pela Prefeitura de Suzano após uma reunião estratégica entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 21, na sede da secretaria, localizada no Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista. Além do prefeito e do secretário, o evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, e do futuro prefeito de Suzano, vereador Pedro Ishi. Este diálogo entre a administração local e o governo estadual ressalta a urgência e a adesão a um projeto que é visto como uma prioridade compartilhada.
Conforme a administração municipal, a implementação da alça de saída do Rodoanel é uma questão crítica, identificada como uma das principais demandas da população. Essa obra é reconhecida como vital não apenas para Suzano, mas também para as cidades vizinhas, dado seu potencial impacto positivo na economia local. Em conversas recentes, o secretário Benini reiterou ao prefeito que a obra está sendo tratada como uma prioridade pelo governador Tarcísio de Freitas, com cumprimentos de prazos dentro dos trâmites estabelecidos. Tais declarações demonstram um comprometimento sério com o andamento do projeto e indicam que o governo está focado em atender às necessidades dos cidadãos.
O escopo do projeto se estende além da simples instalação das alças de saída do Rodoanel. Ele também abrange melhorias nas vias circunvizinhas e a construção de uma passarela acessível para pedestres, que facilitará a mobilidade urbana. A adequação da rotatória que se encontra na divisa entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), inclusive com a criação de pistas marginais no Rodoanel, são parte das mudanças planejadas. Estas inovações visam otimizar o fluxo de tráfego na área, especialmente após a execução do complexo viário.
A execução deste projeto começou em março do corrente ano e deverá ser concluída dentro de um prazo de até 12 meses. Com um custo estimado em R$ 30 milhões, as obras são uma das várias iniciativas que têm como objetivo melhorar a infraestrutura viária na região. A Concessionária SPMar será responsável pela implementação do complexo, que terá um suporte financeiro do governo estadual, evidenciando o compromisso de investimentos em mobilidade.
Um dado importante a ser destacado é que o Trecho Leste do anel viário, entregue em junho de 2015, se limita a alças de acesso na mesma avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), resultando em um trânsito complicado para os motoristas. Atualmente, quem deseja acessar o Rodoanel a partir de Suzano só consegue entrar na via, e se precisar mudar de sentido, precisa percorrer boas distâncias até Ribeirão Pires ou Itaquaquecetuba, dependendo da direção desejada. As saídas mais próximas após o acesso em Suzano são o entroncamento com a rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Itaquá, e a SPA-086/21, que conecta o Rodoanel à avenida Papa João XXIII, em Mauá.
Essa reorganização viária não só facilitará o trânsito, mas também será um diferencial estratégico no aumento da competitividade da região. Os próximos passos serão fundamentais para o sucesso desta empreitada, e espera-se que as iniciativas continuem a avançar de forma eficaz, trazendo melhores condições de tráfego e, consequentemente, um impacto positivo para toda a população da Grande São Paulo.