A Prefeitura de Caratinga decretou, nessa terça-feira (04), situação de emergência para enfrentamento e prevenção à Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças.
De acordo com o município, o decreto expõe a necessidade de preparar e instrumentalizar a rede de serviços de saúde para ampliar a capacidade instalada de atendimento do público infantil.
A prefeitura também informou que a decisão foi tomada em razão da insuficiência de leitos pediátricos disponíveis para o Sistema Único de Saúde – SUS, e na saúde suplementar.
O decreto também autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias ao atendimento das demandas decorrentes dos casos de SRAG, em especial a aquisição pública de insumos e materiais e/ou contratação de serviços, estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.
A validade do decreto, que entrou em vigor nessa terça-feira, será de noventa dias, podendo ser prorrogado em caso de avanço problemático na situação epidemiológica da cidade.
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.