Solidariedade e Esperança: Uma Mensagem de Paz
No último domingo (3), o Papa Leão XIV celebrou uma missa campal em Roma, diante de uma multidão impressionante de mais de um milhão de peregrinos. Esta celebração marcou o encerramento do ‘Jubileu dos Jovens’, evento que reuniu católicos de diversas partes do mundo. Durante a cerimônia, o líder da Igreja Católica fez um apelo fervoroso por paz e enviou uma mensagem de apoio aos jovens que enfrentam conflitos em regiões como a Ucrânia e Gaza.
Durante sua homilia, o Papa, que tem 69 anos, abordou as inquietações que permeiam o coração da juventude atual. ‘Há uma solicitação importante em nosso interior, uma busca pela verdade que não podemos ignorar. Isso nos leva a questionar: o que realmente é a felicidade? Qual é o verdadeiro sabor da vida? O que nos liberta do absurdo, do tédio e da mediocridade?’, indagou o pontífice.
Além disso, Leão XIV incentivou os jovens a perseguirem seus ideais com determinação. ‘Aspirem a coisas grandes, à santidade, onde quer que estejam. Não se conformem’, exortou. ‘Continuem caminhando com alegria, seguindo os passos do Salvador e contagiando com seu entusiasmo e testemunho de fé todos que encontrarem. Boa viagem!’, concluiu o Papa, se despedindo dos jovens que retornariam para suas casas.
Compromisso com os Jovens em Conflito
O líder religioso também demonstrou um forte compromisso com os jovens que vivem em zonas afetadas por guerras. ‘Estamos mais próximos do que nunca dos jovens que sofrem com as consequências dos conflitos’, afirmou durante a oração do Ângelus, utilizando o inglês para se dirigir a um público mais amplo.
‘Estamos com os jovens de Gaza, da Ucrânia e de todos os países que vivem a dor da guerra. Meus jovens irmãos e irmãs, vocês representam o símbolo de que um mundo diferente é possível, um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos se resolvem pelo diálogo, e não pelas armas’, acrescentou o Papa, enfatizando a necessidade urgente de paz.
As celebrações, que aconteceram ao longo da semana, atingiram seu apogeu com o evento no domingo, culminando um Ano Santo do Jubileu, após uma grande vigília realizada em um amplo espaço aberto na periferia de Roma.
Um Encontro Histórico de Juventude
De acordo com os organizadores, cerca de 800 mil pessoas participaram da vigília realizada no dia anterior, sábado (2). O Vaticano posteriormente revelou que o número de fiéis presentes na missa superou um milhão. Muitos dos participantes acamparam ao ar livre, utilizando barracas, sacos de dormir ou esteiras, esperando pela missa sob um céu ensolarado.
Com a apresentação de um coral grandioso, bispos vestidos de verde tomaram o palco decorado com um arco dourado e uma enorme cruz, antes da chegada do Papa por helicóptero para iniciar a missa. O Vaticano confirmou a presença de 450 bispos e cerca de 700 padres na cerimônia.
A atmosfera festiva alcançou seu ápice na noite de sábado, antes da vigília. A imprensa italiana até fez comparações, chamando o evento de um ‘Woodstock católico’, em referência ao famoso festival americano de 1969, símbolo da juventude hippie.
O encontro juvenil ocorreu cerca de três meses após o início do pontificado de Leão XIV, e 25 anos após o último grande evento similar realizado em Roma por João Paulo II. Ao longo da semana, a Igreja organizou diversas atividades, incluindo a transformação do Circus Maximus – o antigo local de corridas de bigas da Roma Antiga – em um grande confessionário ao ar livre.