Entenda a Intensidade da Onda de calor
A partir desta quinta-feira, 18 de setembro, o Brasil se prepara para enfrentar a sexta onda de calor de 2025. O fenômeno deve afetar especialmente as regiões Centro-Oeste, partes do Nordeste — incluindo interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí —, além de áreas do Norte e do Sudeste, com ênfase no interior de São Paulo, em Minas Gerais e no norte do Paraná.
Os meteorologistas explicam que uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas ultrapassam a média em pelo menos 5ºC por um período de cinco dias ou mais. Portanto, para os próximos dias, é esperado que as máximas sejam significativamente elevadas no Triângulo Mineiro e no interior paulista.
No Centro-Oeste, especialmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de que os termômetros atinjam marcas perto ou até acima dos 40°C, particularmente entre sexta-feira, 19, e sábado, 20 de setembro.
Em Cuiabá, por exemplo, os termômetros devem oscilar entre 38°C e 40°C no sábado e novamente no domingo, 21 de setembro. Campo Grande também enfrentará um calor intenso, com picos em torno de 35°C a 36°C nos dias 19 e 20, enquanto que em regiões do Pantanal, a sensação térmica pode ultrapassar os 40°C durante o final de semana.
Como se Formará Esta Onda de calor
Conforme a Climatempo, uma massa de ar seco e quente se estabelecerá sobre grande parte do território nacional, criando condições que dificultarão a formação de nuvens e, consequentemente, a dissipação do calor acumulado. As temperaturas estão projetadas para ficar de 5°C a 8°C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná até o sul do Maranhão, abrangendo uma vasta extensão do Centro-Oeste, interior do Sudeste e partes do Norte e Nordeste.
Mais especificamente, no Centro-Oeste, as temperaturas devem disparar: as cidades de Cuiabá e Campo Grande devem alcançar os 40°C, enquanto Goiânia e Brasília podem registrar entre 33°C e 35°C, com a umidade do ar frequentemente abaixo de 30% ao longo do dia.
No Sudeste, a sensação de calor será igualmente intensa. No interior paulista, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais, espera-se que as temperaturas atinjam entre 37°C e 39°C. Já na capital paulista, a previsão é de até 33°C na sexta-feira, e em Belo Horizonte, os termômetros podem indicar 31°C, enquanto o Rio de Janeiro deve superar os 32°C ao longo do fim de semana.
No Norte, Palmas poderá ultrapassar os 40°C, e nos estados vizinhos, como sul do Maranhão e oeste da Bahia, o calor será igualmente intenso. No Nordeste, as áreas internas sentirão mais os efeitos do calor, com temperaturas entre 36°C e 38°C em regiões do Piauí e oeste baiano, além de uma sensação térmica ainda mais elevada.
Por fim, no Sul do Brasil, os efeitos térmicos serão mais notados ao norte do Paraná, mas Curitiba também registrará dias de calor acima da média, com temperaturas variando entre 27°C e 29°C.