O verdadeiro propósito das Olimpíadas dos colégios cívico-militares do Distrito Federal vai muito além da busca por medalhas e troféus. Este evento esportivo, que teve sua cerimônia de abertura nesta terça-feira (8) no Centro de Capacitação Física do Complexo da Academia de Bombeiro Militar (Cecaf-ABMIL/CBMDF), reúne cerca de 2 mil estudantes de 17 escolas e tem como objetivo principal ensinar valores fundamentais como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Essas lições são essenciais para formar cidadãos conscientes e comprometidos com uma vida saudável e equilibrada. Durante o evento, os participantes competem em diversas modalidades, incluindo atletismo, basquete, futsal, vôlei, queimada, handebol e xadrez, enfatizando a importância do esporte no desenvolvimento integral dos jovens.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, salienta a relevância deste tipo de evento para a formação dos alunos. Segundo ela, “incentivar a prática de esportes é promover um estilo de vida saudável, além de ensinar valores cruciais como a disciplina, que contribuem para a formação de cidadãos íntegros.” As Olimpíadas em questão também têm a missão de proporcionar novas oportunidades para crianças e adolescentes oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade, pontuando as transformações positivas que têm ocorrido com a implementação das escolas de gestão compartilhada.
As competições ocorrerão até o final de outubro, abrangendo locais como o Colégio Militar Tiradentes, o Colégio Militar Dom Pedro II, o Centro Integrado de Educação Física (Cief), e o Ginásio de Esportes da Candangolândia, todos sob a organização da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em colaboração com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Esta união entre as secretarias tem como intuito proporcionar um ambiente educativo mais completo e acessível.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, reforça a importância das escolas cívico-militares não apenas no ensino acadêmico, mas também na formação de caráter. “Ensinar disciplina é, sem dúvida, um dos papéis mais significativos que podemos oferecer a nossos estudantes. O esporte é uma ferramenta poderosa para afastar crianças de ambientes nocivos e instigá-las a desenvolver habilidades importantes para sua jornada pessoal e profissional,” afirma Avelar. Ele menciona que o incentivo à prática esportiva nas instituições de ensino contribui para criar um ambiente mais saudável e amigável, onde os alunos também podem se engajar em outras atividades culturais, como bandas escolares.
Uma presença especial na abertura das Olimpíadas foi a do medalhista olímpico Caio Bonfim, que acendeu a tocha e ilustrou a relevância de se ter modelos positivos para os jovens. O atleta, que conquistou a medalha de prata na marcha atlética durante as Olimpíadas de Paris, acredita que eventos como esse proporcionam uma oportunidade valiosa para os jovens interagirem com o esporte. Ele ressaltou a importância de aprender a lidar com vitórias e derrotas, observando que essa experiência é vital para o crescimento pessoal.
Maria Sofia dos Santos, de 16 anos e aluna do 9º ano do CEF 1 do Paranoá, se mostrava animada para competir em suas modalidades preferidas: vôlei, atletismo e queimada, sendo o atletismo sua grande paixão. Ela já teve sucesso em edições anteriores das Olimpíadas escolares e vê essas competições como uma chance de formar novas amizades e vivenciar experiências enriquecedoras.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatiza que o modelo de escolas cívico-militares tem transformado a realidade de muitas famílias ao redor do Distrito Federal. “Desde a sua criação, fomos motivados a intervir em regiões com altas taxas de violência e estamos testemunhando uma mudança significativa. Participar das Olimpíadas é não apenas uma oportunidade de competição, mas um aprendizado que os estudantes levarão para a vida,” observa a secretária.
Victor Ferreira Costa, um estudante de 14 anos do CED 01 Itapoã, reflete sobre o seu envolvimento com o esporte na escola, onde já atua como capitão do time de futsal. Ele ressalta: “O esporte é realmente o destaque da nossa escola. Ajuda muito na educação e promove um compromisso com as notas. Isso tudo motivou a nossa evolução”.
Os resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 confirmam o impacto positivo deste modelo educacional no DF, com três escolas de gestão compartilhada recebendo destaque nas avaliações de qualidade. Isso mostra que integrar educação de qualidade com práticas esportivas pode transformar a vida de alunos e comunidades.