Aprimorando Projetos Culturais em Tubarão
Visando equipar os agentes culturais da região para a captação eficaz de recursos e fortalecer a profissionalização do setor, o Museu Ferroviário de Tubarão, em colaboração com a Fundação de Cultura, promoverá a oficina “Projetos Culturais: Conceito | Estrutura | Escrita”. O evento, que não tem custo, acontecerá no dia 19 de fevereiro, às 18 horas, no auditório da CDL.
Conforme destacou Alyson Oliveira, diretor-presidente da Fundação de Cultura, “a qualificação dos agentes culturais de Tubarão é essencial para impulsionar a produção artística e aumentar a acessibilidade aos recursos disponíveis”. Essa iniciativa faz parte do Programa Educativo e Cultural do Museu Ferroviário, inserida no Eixo de Economia Criativa e Empreendedorismo Cultural.
A oficina é uma resposta à crescente demanda do setor cultural, que enfrenta desafios na transformação de ideias artísticas em projetos estruturados, aptos a competir por editais públicos e leis de incentivo. Ao longo da capacitação, os participantes terão a oportunidade de aprender como elaborar propostas eficazes.
As facilitadoras do evento serão Larisa Hemkemeier, especialista em elaboração de projetos e captação de recursos, e a museóloga Silvana de Souza. Juntas, elas trarão para o público ferramentas práticas que desmistificam a escrita de propostas culturais. A abordagem abrangerá desde a formulação do conceito inicial até a correta estruturação dos objetivos e o preenchimento de formulários técnicos.
A oficina é voltada a um público diverso, incluindo artistas, produtores, gestores de espaços culturais e todos aqueles que demonstram interesse pela economia criativa. A participação é uma oportunidade ímpar para quem deseja aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances de sucesso na área cultural.
