O porto de Santos, reconhecido como o principal complexo portuário do Brasil, obteve um desempenho impressionante na movimentação de cargas entre janeiro e setembro de 2024, registrando 137,4 milhões de toneladas. Este número representa um crescimento significativo de 7,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram movimentadas 127,6 milhões de toneladas. Esses resultados não apenas confirmam o porto de Santos como um elo vital nas trocas comerciais do país, mas também marcam uma nova melhor marca histórica para o período analisado.
Dentre os dados mais relevantes, destaca-se o expressivo aumento de 11,2% nos desembarques de cargas, que totalizaram 35,4 milhões de toneladas. Os embarques também apresentaram uma alta robusta, com um crescimento de 6,5%, atingindo 102,0 milhões de toneladas. Essa movimentação sólida enfatiza a capacidade do porto em atender à crescente demanda do comércio exterior brasileiro, refletindo um ambiente econômico crescente.
Anderson Pomini, presidente da Administração dos Portos de Santos (APS), afirmou que o desempenho notável é uma consequência direta dos investimentos contínuos em modernização e na ampliação da capacidade operacional do porto. Ele enfatizou que esses esforços são essenciais para operar com eficiência e satisfazer as demandas crescentes do setor. Pomini ressaltou ainda que a infraestrutura do porto de Santos, que inclui terminais modernos e sistemas logísticos integrados, desempenha um papel crucial em assegurar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.
Analisando especificamente o mês de setembro de 2024, o porto de Santos movimentou 16 milhões de toneladas, o que representa uma leve retração de 1,5% em relação ao mesmo mês de 2023. Contudo, é importante ressaltar que o desempenho acumulado ao longo do ano continua a ser robusto, demonstrando a resiliência e a importância estratégica do porto nas operações comerciais do país.
No que diz respeito aos granéis sólidos, que constituem um dos principais segmentos de carga do porto, o desempenho foi igualmente impressionante. No acumulado do ano, foram movimentadas 71,6 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 1,7% em relação ao período anterior. Um dos destaques dessa categoria foi a exportação de açúcar, que cresceu notáveis 33,0%, mostrando a força do agronegócio brasileiro.
Os granéis líquidos, que abrangem produtos como combustíveis e químicos, também alcançaram um marco significativo neste ano. De janeiro a setembro de 2024, o porto de Santos movimentou 14,5 milhões de toneladas, um aumento de 2,0% em comparação ao mesmo período de 2023. O crescimento foi impulsionado principalmente pela movimentação de óleo diesel e gasóleo, que teve um aumento de 9,8%, e a gasolina, que registrou um impressionante aumento de 40,7%.
Outro segmento que merece destaque é a movimentação de contêineres, uma área onde o porto de Santos já havia registrado crescimento anteriormente. No acumulado do ano, esse volume alcançou 44,4 milhões de toneladas, um salto de 21,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de unidades TEU (Twenty-foot Equivalent Unit), que corresponde a um contêiner de 20 pés, o porto também estabeleceu novos recordes, alcançando 4,0 milhões de TEUs, o que representa um crescimento de 15,8%.
Além disso, a movimentação de carga geral solta atingiu 6,9 milhões de toneladas, um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior, sendo que a celulose se destacou com um aumento de 8,6%.
O porto de Santos também ampliou sua participação na corrente comercial brasileira, atingindo 28,7% em setembro de 2024, uma ligeira elevação em relação aos 28,3% do mesmo mês do ano passado. Um dos dados relevantes indica que cerca de 27,9% das transações comerciais internacionais do Brasil que passaram pelo porto tiveram a china como principal destino ou origem. O estado de São Paulo, por sua vez, manteve uma forte participação nas transações comerciais mediadas pelo porto, com 47,2%.
Finalmente, o número de atracações no porto de Santos também aumentou, com um total de 142 novas chegadas de navios, resultando em 4.040 atracações em 2023 e 4.182 em 2024 até setembro. Isso evidencia a intensa atividade portuária e o fundamental papel do porto de Santos no contexto econômico nacional.