A transição para a mobilidade elétrica, que antes parecia uma realidade distante, já se consolidou no cotidiano dos brasileiros, com destaque para o crescente interesse por carros elétricos. A China se destaca como líder neste setor, antecipando tendências que agora ganham força no brasil. Com o aumento dos preços dos veículos tradicionais e dos combustíveis fósseis, muitos motoristas estão em busca de alternativas mais econômicas e sustentáveis, o que explica a popularização dos automóveis elétricos.
Felipe Ribeiro Alves, motorista de aplicativo de 33 anos, exemplifica essa mudança. Após alugar um Renault Kwid elétrico por 10 meses e gostar da experiência, ele decidiu investir em um carro elétrico definitivo, um modelo BYD Dolphin, adquirido há cerca de três meses. “A experiência prévia com o carro elétrico me fez perceber que, na minha profissão, essa opção seria extremamente vantajosa. Definitivamente, não voltaria a dirigir um carro a combustão”, afirma Felipe.
Dentre os benefícios de possuir um carro elétrico, o motorista destaca o conforto, a tecnologia avançada e a significativa economia proporcionada por esse tipo de veículo. Felipe relata que, em apenas três meses, ele economizou cerca de R$ 9 mil em comparação aos gastos que teria com um automóvel movido a combustão. Embora ainda não tenha adquirido um wallbox — que é um carregador doméstico para veículos elétricos —, ele recarrega seu carro uma vez por dia, gastando entre R$ 80 e R$ 90 em postos de abastecimento pela cidade de São Paulo.
“O custo-benefício em termos de uso e manutenção me faz acreditar que dirigir um carro elétrico é mais vantajoso do que optar por veículos a combustão. Além disso, acaba sendo possível adquirir um automóvel que, em outras marcas, custaria muito mais. Na minha visão, só os carros elétricos conseguem oferecer essa relação custo-benefício”, explica o motorista de forma entusiástica.
A sustentabilidade é outro aspecto fundamental na escolha de um carro elétrico, um ponto que ganhou destaque de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). A crescente procura por veículos mais limpos e confortáveis reflete uma conscientização por parte dos consumidores sobre as vantagens tecnológicas e econômicas que esses modelos oferecem. Um relatório recente indica um aumento de 232% no número de veículos eletrificados — que incluem tanto elétricos puros quanto híbridos — de 2023 para 2024. O brasil, que possuía apenas 5.895 automóveis elétricos em circulação no ano passado, agora conta com mais de 41.000 veículos totalmente elétricos nas estradas.
No que diz respeito aos veículos híbridos, o crescimento também é impressionante. O país começou 2023 com 17.236 carros desse tipo registrados, e hoje o número já alcança a marca de 35.736.
Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, destaca que os carros elétricos têm um desempenho superior e são mais sustentáveis, uma vez que não emitem dióxido de carbono (CO2) e são silenciosos. “Um carro elétrico pode ser até cinco vezes mais econômico quando comparado aos modelos tradicionais a combustão. Muitas vezes, o investimento inicial mais alto é rapidamente compensado pela economia a longo prazo”, afirma ele.
Por exemplo, o BYD Dolphin, um modelo totalmente elétrico disponível no mercado, possui um preço médio de R$ 149.800, enquanto o popular Volkswagen Polo, a opção mais vendida no brasil, é comercializado a partir de R$ 87.900. Isso demonstra a competitividade dos preços, especialmente considerando os recursos tecnológicos que as montadoras, principalmente as chinesas, estão incorporando em seus produtos.
A atratividade do carro elétrico para a família de Felipe, por exemplo, se deu em grande parte por conta da inovação tecnológica e do acabamento tanto interno quanto externo que esses veículos oferecem. E Felipe não tem planos de parar por aí; sua próxima aquisição será o sedã BYD Seal, um modelo que também promete atender à sua demanda por tecnologia e eficiência.
Contudo, a expansão da infraestrutura necessária para suportar essa nova realidade ainda enfrenta desafios. Apesar de haver opções de recarga disponíveis em postos de gasolina, a quantidade de eletropostos específicos para carros elétricos no brasil permanece em um patamar insatisfatório. Atualmente, há cerca de 10.600 eletropostos em operação no país.
Bernardo Durieux ressalta que a adaptação dos novos proprietários de veículos elétricos pode exigir tempo e planejamento, especialmente para viagens de longa distância. “Se, por um lado, não há mais necessidade de parar em postos de combustíveis tradicionais, por outro, os motoristas precisam se organizar para garantir que o veículo esteja recarregado durante a noite ou enquanto fazem compras em shoppings e supermercados. É viável viajar longas distâncias, mas isso exige um planejamento cuidadoso devido à infra-estrutura de recarga ainda em desenvolvimento nas estradas”, conclui.
Essa transformação na mobilidade urbana representa não apenas uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável e alinhado com as exigências contemporâneas.