Compromissos do Ministro em Rio Grande

O ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Rio Grande nesta quinta-feira, 22 de novembro, para cumprir uma agenda repleta de compromissos voltados às áreas de Ensino Superior e Educação Infantil. Este é um momento esperado pela comunidade acadêmica e pelas famílias da região.

A primeira parada do ministro será na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), onde ele irá visitar o Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar. Esse espaço inovador, que opera a partir de uma embarcação, tem como objetivo principal promover a formação acadêmica e a divulgação científica, focando nas questões ligadas ao meio ambiente costeiro e marinho, áreas consideradas estratégicas tanto para a universidade quanto para o desenvolvimento da região.

Durante sua visita à Furg, há grandes expectativas em relação ao anúncio da recomposição orçamentária e novos recursos financeiros para a instituição. Recentemente, na segunda-feira, 19 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia destacado a intenção de restaurar valores que foram cortados do Orçamento 2026 de universidades e institutos federais.

Vale ressaltar que, na visita presidencial a Rio Grande, ocorrida na terça-feira, 20 de novembro, o tema do orçamento da Furg não foi abordado, apesar da presença da reitora Suzane Gonçalves. A visita de Camilo Santana à cidade traz à tona a esperança da comunidade acadêmica de que a recomposição orçamentária finalmente será confirmada.

A Furg enfrentou um impacto significativo com a redução de R$ 488 milhões no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), resultando em um corte de R$ 5,3 milhões em seu orçamento total. De acordo com a reitora, essa diminuição representa uma perda de 6,92% em comparação ao valor que inicialmente havia sido projetado para a instituição ao longo do ano.

Inauguração de Nova Escola Infantil

Além do compromisso na universidade, o ministro também participará da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pedro Goulart dos Santos, situada no interior de Rio Grande, mais precisamente no Povo Novo. Essa nova estrutura foi planejada para atender até 376 crianças em dois turnos, ou um total de 188 em turno integral, contribuindo para suprir a demanda da zona rural da região.

Atualmente, o município conta com 23 Emeis, e a construção da nova escola é um passo importante para atender a necessidade crescente. “Aproximadamente 5.200 crianças são atendidas nessas Emeis atualmente. Na localidade do Povo Novo, esta será a primeira Escola Municipal de Educação Infantil a atender todas as faixas etárias da infância, desde creches até a pré-escola, abrangendo crianças de um mês a 5 anos e 11 meses”, comentou Cleuza Dias, secretária de Educação.

A nova escola contará com um total de 10 salas de aula, que incluem dois berçários completos e oito salas destinadas à Educação Infantil. A obra teve início em 2016, mas foi suspensa devido a uma rescisão contratual com a empresa responsável pela construção, sendo retomada apenas em 2023.

De acordo com a secretária, “a conclusão da obra ocorreu no início de janeiro, e essa Emei é fundamental para a expansão e qualificação da Educação Infantil em nossa cidade, atuando como base do sistema educacional e garantindo o direito das crianças à educação e cuidados na primeira infância”.

Laboratório de Ensino Flutuante

O Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar, localizado em Rio Grande, é uma das quatro embarcações construídas para ampliar a formação de estudantes e facilitar a realização de pesquisas. Além deste, outros laboratórios estão instalados em regiões do Nordeste, Sudeste e Norte do Brasil.

Desde 2017, o laboratório atende não apenas a Furg, mas também outras sete universidades da região Sul. Essa estrutura é composta por dois laboratórios e equipamentos científicos avançados, voltados para a investigação das camadas submersas do oceano e do fundo marinho. O laboratório também possui guinchos e guindastes essenciais para a coleta de amostras e operações de pesca, além de acomodar até 18 estudantes e professores, além de oito tripulantes.

Para ficar por dentro das novidades e informações sobre a região sul do Estado, siga @gzhzonasul no Instagram e Facebook e inscreva-se no canal do WhatsApp para receber notícias no celular.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version