Melhora no Quadro Clínico

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, revelou uma “resposta clínica favorável e estável”, conforme divulgado no boletim médico nesta segunda-feira (14 de julho) pela Fundação Santa Fe. Uribe permanece internado há cinco semanas após ter sido alvo de um atentado a tiros em Bogotá.

No dia 7 de junho, durante um comício, o político foi baleado na cabeça e na perna. O ataque, que chocou a nação, foi registrado por câmeras de segurança e celulares de testemunhas presentes no evento. Apesar da melhoria em seu estado, o senador continua em condições críticas: está sedado, sob ventilação mecânica e em cuidados intensivos, com um prognóstico reservado.

Cuidado e Reabilitação

De acordo com informações da equipe médica, nos últimos dias, o quadro clínico de Uribe mostrou evolução positiva, o que foi evidenciado por exames de imagem e pela resposta a intervenções cirúrgicas. “Diante desse cenário, iniciamos o protocolo de neurorreabilitação como parte do cuidado integral”, informou o hospital. Ele está sob monitoramento neurológico e hemodinâmico constante, e passará por um processo de neuroreabilitação.

Detalhes do Ataque

A tragédia ocorreu durante um discurso do senador, quando o atirador, um jovem de 15 anos, foi contratado para executar o ataque. Após disparar a poucos metros do político, o adolescente foi perseguido pelos seguranças de Uribe e acabou ferido na perna. Sem ter como escapar, foi capturado pela polícia e levado à Clínica Colômbia para cuidados médicos.

O jovem utilizou uma pistola Glock, que permite disparar vários tiros em rápida sucessão. Após o atentado, o senador passou por várias cirurgias, incluindo uma emergência para conter um sangramento cerebral detectado em 16 de junho. Em meio à angústia, a esposa de Uribe, María Claudia Tarazona, compartilhou sua experiência: “Isso muda tão rápido e é tão difícil, que eu nem pergunto mais o que vai acontecer amanhã. Vejo o Miguel com vida, seu corpo quente, o coração batendo, a respiração… e com isso eu fico a cada dia.”

Investigação em Andamento

O atentado gerou uma grande comoção no país e desencadeou uma ampla operação de investigação. Até o momento, cinco pessoas foram detidas por suposta participação no crime, incluindo o próprio atirador. Recentemente, as autoridades capturaram Elder José Arteaga Hernández, conhecido como “El Costeño”, considerado peça-chave na logística da ação criminosa e um elo com os verdadeiros mentores do ataque.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version