Desemprego em Queda: Números Históricos

No encerramento de 2025, dezenove estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) conseguiram registrar a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que teve início em 2012. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Brasil, como um todo, também obteve um desempenho notável, alcançando uma taxa de desemprego de 5,6%, a mais baixa já registrada desde o início da série, conforme anunciado pelo IBGE no final de janeiro. Essa pesquisa avalia o mercado de trabalho considerando pessoas a partir de 14 anos, incluindo todas as formas de ocupação, como empregos com e sem carteira assinada, temporários e autônomos.

De acordo com os critérios do IBGE, para ser considerada desocupada, uma pessoa deve ter procurado uma vaga de emprego nos 30 dias anteriores à pesquisa. O levantamento visitou cerca de 211 mil domicílios em todo o país, abrangendo todos os estados e o DF.

Share.
Exit mobile version